Barbalha-CE: Alegria e Solidariedade fortalecem o Grupo da Economia Solidária

Grupo de Economia Solidaria e Turismo Rural da Agricultura Familiar de Barbalha - Ce, se fortalece a cada encontro, com muita alegria e solidariedade.

Mais uma vez, o Grupo de Economia Solidaria e Turismo Rural do município de Barbalha, se encontra, desta vez aconteceu no sitio Bela vista no Distrito do Caldas nesta terça feira próxima passada dia 13 de Maio de 2014, sendo o16° encontro com feira.

Uma variedade de produtos da agricultura familiar foi trazida para a feira, os agricultores integrantes do grupo, cada vez mais entusiasmados com o sucesso da feira que fortalece a cadeia produtiva da agricultura familiar numa ação de comercio justo e solidário.

A feira, atraiu, além da comunidade local do sitio Bela Vista, alunos da rede publica municipal como a escola Bom Jesus do Caldas, bem como universitários e a imprensa local, que ao terem o conhecimento do evento, se deslocaram até a localidade, a fim de conhecerem de perto o trabalho coletivo solidário, os mesmos demonstraram entusiasmo com a riqueza do encontro.

A troca do excedente de suas produções é o momento mais esperado da feira, assim quem estava observando, percebeu a grandeza do espírito econômico e solidário, e que nem sempre o uso dinheiro é necessário.

A Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável.

Por tanto como em todos os encontros do Grupo, a dupla sertaneja Edson e Bruno, intensificaa alegria do evento, com um repertorio de musicas descontraída, e já  são considerados parte fundamental do grupo, e para implementar o show da dupla jovem, ouve a belíssima participação do sanfoneiro Chico de Abel e no zabumba, Vanderlei Saraiva, surpreendendo os colegas integrantes da feira com verdadeiro forró pé de serra.

O grupo de Economia solidaria do município de Barbalha, foi criado em 2011 apartir de uma oficina de Economia solidaria ministrada pela EMATERCE quando 25 mulheres de comunidades diferentes participaram, e, ao fim desta, surgia ideia do cube de trocas entre as participantes. Logo depois a EMATERCE realizou uma oficina de turismo rural também no município de Barbalha nesta participou homens e mulheres e num encontro dos dois grupos decidiram caminharem juntos e hoje resulta nesta realização que a cada dia se confirma a certeza de que podemos sim lutar para vencer o tal capitalismo. O grupo tem o apoio da EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalhae UNAB.

 Colaboração: Lindicassia Nascimento