Barbalha-CE: Secretário do Desenvolvimento Agrário em ação contra Aftosa
O Secretário do Desenvolvimento Agrário de Barbalha, Dr. Elismar de Vasconcelos e Sá, está empenhado com toda equipe de apoio da referida pasta, trabalhando junto aos agropecuaristas barbalhenses, no sentido da mobilização dos criadores providenciarem a aquisição da vacina para imunizar o rebanho no território barbalhense.
Segundo o veterinário, Elismar Sá, titular da SDA Barbalha, os agropecuaristas fixados em várias localidades, tem hoje um rebanho bovino entre 7.500 a 9.000 cabeças de gado, essa oscilação se deve a perca de parte do rebanho nos últimos dois anos de batalha contra a seca, pois nos anos 2012 e 2013, o agropecuarista, aquele criador que vinha mantendo regularmente o seu rebanho em anos antes dessa crise por água e alimento para o gado, acabou por ser bastante prejudicado, e sem saída diante a força da natureza, acabou sendo obrigado a se desfazer de parte do seu rebanho.
Sobre a vacinação contra Febre Aftosa, Elismar Sá, disse pra nossa reportagem, que estar à inteira disposição dos agropecuaristas barbalhenses, e coloca a equipe da referida pasta para atender os criadores que precisarem de apoio para a campanha de vacinação do gado.
Em 2014, essa é a primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa, o criador deve trabalhar para não deixar pra última hora a aquisição da vacina, quanto mais cedo vacinar, melhor será e mais tempo terá para apresentar e comprovar a compra e vacinação do gado dentro do prazo estipulado para o final da campanha em 31 de maio.
No dia 6 do mês em curso, o Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Defesa Agropecuária (Adragri), fez o lançamento da campanha em sua primeira etapa e, espera o apoio de todos os agropecuaristas cearenses na imunização do rebanho bovino e bubalino.
Rebanho vacinado, é rebanho valorizado e com livre circulação para negócios no Ceará e em outros estados da federação, destaca, Elismar Sá, acrescentando que o prefeito, Zé leite, tem dado todo apoio necessário para a SDAS realizar a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa.
Silva Neto




Comentários