Barbalha-CE: Os transtornos e os benefícios com as obras de pavimentação

 

Um conjunto de 20 ruas no centro da cidade de Barbalha passa por um programa de reurbanização, cujas obras têm causado muitas mudanças no sistema operacional dos transportes intermunicipais e interestaduais na conexão com o Apoio Rodoviário Padre Agostinho Mascarenhas, e o sistema de transporte dos alternativos que ligam várias comunidades dos bairros da cidade e da zona rural com o centro comercial da Terra dos Verdes Canaviais.

Na mesma condição dessas mudanças operacionais estão os profissionais taxistas e mototaxistas que trabalham no em torno da Praça Engenheiro Doria, e conforme o andamento das obras eles também vão girando de um lado para o outro, e cada um vai se acomodando na media do possível.

Não se tem dúvidas que as obras provocam transtornos aos condutores de veículos, aos pedestres e aos moradores das ruas que estão sendo pavimentadas, cada setor sofre um pouco com o andamento das obras, com o barulho das máquinas e com as ruas interditadas.

Por outro lado os transtornos do presente momento já estão sinalizando pontos positivo no centro da cidade de Barbalha, substituindo o calçamento antigo, a pavimentação em pedra paralelepípedo está requalificando o Centro Histórico, está dando um novo visual à cidade, já está promovendo condições para o trafego de veículos fluir melhor, as canaletas em um novo formado facilita o escoamento das águas inservíveis e a limpeza das mesmas.

Para os veículos os benefícios menos desgaste de peças, principalmente, nos sistemas de balança e alinhamento, para os condutores melhores condição de trabalho e menos cansativo porque não mais tem o desnivelamento do antigo calçamento.

Outro grande benefício a valorização dos imóveis residências e comerciais em toda área do centro da cidade de Barbalha. 

As obras tem um investimento da ordem de R$ 1,3 milhão, montante esse oriundo do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central.

Na primeira quinzena de julho, logo depois de ter reassumido a Pasta da Secretaria das Cidades, Camilo Sobreira de Santana, esteve na região e visitou as obras em Barbalha, e na ocasião sinalizou que quer a conclusão das obras de pavimentação do Centro Históricos de Barbalha concluídas até o final do mês de Agosto próximo.  

Silva Neto