Em nove dias, secretaria registra morte de 13 presos no Ceará

Sejus afastou chefe de equipe para investigar omissão de socorro ao preso.

O detento Carlos Luan Oliveira Silva, 21 anos, foi encontrado morto na Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, no início da manhã desta sexta-feira (15). É o décimo terceiro detento morto em presídios do Ceará em nove dias.

Silva respondia a processo por tráfico de drogas. O corpo foi carbonizado na Vivência F por volta das 5 horas da manhã, de acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). O chefe de equipe já foi afastado e foi aberta investigação sobre omissão de socorro à vítima.

Segundo a Sejus, a Coordenadoria da Inteligência (Coint) está apurando o assassinato de Silva para responsabilizar os infratores com medidas punitivas e legais.

 

Briga nas CPPL 
Na segunda-feira (11),  presos atearam fogo em diversos objetos na CPPL I, em Itaitinga, deixando oito detentos mortos. No dia 6 de março, um detento foi encontrado enforcado na CPPL III e as investigações concluíram que foi homicídio. Na CPPL de Caucaia, no dia 8, um preso foi morto a golpes de cossoco, faca fabricada por detentos. Outros dois foram encontrados mortos na CCPL I na quarta-feira (14).

A Sejus informa que, em todas as mortes que acontecem dentro do sistema, é instaurado um inquérito tanto policial, bem como um procedimento penitenciário na unidade.