CE: Crescimento do tráfico e número de viciados em drogas assusta população de Altaneira
Demontier Tenório
O crescimento na quantidade de usuários de drogas e conseqüentemente o número de traficantes vem assustando a população do pequeno município de Altaneira localizado na região do Cariri. Junto com isso, mais furtos, roubos, desavenças familiares e lesões corporais. Para Carlos Alberto de Almeida, de 42 anos, o que só se via nas TVs ou nas paginas de jornais, está virando rotina na cidade. A venda e o consumo principalmente de cocaína nas ruas tem se tornado comum como nos grandes centros urbanos.
A exemplo destes, a chamada lei do silêncio também passou a imperar em Altaneira. Uma pessoa que ligou para a redação do Site Miséria disse que, nos últimos quatro anos, o tráfico de drogas se intensificou na cidade e até mesmo na zona rural do município. Segundo disse, o número de usuários cresceu de forma assustadora atingindo pessoas de todas as classes sociais como estudantes, agricultores, comerciantes, autônomos e desocupados.
Para manter o vício alguns usuários de drogas passaram a praticar furtos e roubos de mercadorias em estabelecimentos comerciais e residências em Altaneira deixando todos apreensivos. A população cobra ações mais enérgicas por parte da polícia local no sentido do combate ao tráfico. Um comerciante vitima de assalto com violência física confessa receio de relatar os fatos que já testemunhou, pois o tráfico já fez até vítimas fatais em Altaneira e os crimes continuam impunes.
Da mesma forma, os agropecuaristas não registram BOs dos furtos em suas propriedades apesar de saberem quem são os autores dos crimes e seus mandantes, pois temem represálias. A venda e o uso aumentam ainda mais em períodos de festas ou no evento batizado de domingueira realizado nas ruas da cidade, sem autorização ou licença. Isso tem contribuído ainda mais para o uso das drogas e do excessivo consumo de álcool.
Comentários