Infrações por Lei Seca no Ceará mais que dobram no primeiro bimestre

Rigor da Lei Seca reduz número de acidentes e de mortes nas estradas.

O número de motoristas multados com base na Lei Seca nas estradas estaduais do Ceará mais que dobrou em janeiro e fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Nos dois primeiros meses deste ano, 110 motoristas foram multados, 115% a mais que em 2012.

O número de veículos abordados também aumentou, de 147 mil nos primeiros meses de 2012 para 163 no mesmo período de 2013.

Ainda de acordo com a PRE, o rigor da nova Lei Seca, que passou por modificações em janeiro deste ano, reduziu o número de acidentes com motos nas estradas estaduais (-7,69%) e no número de mortes (-33%).

De acordo com a lei, o motorista flagrado com a concentração igual ou acima de 0,3 mg/L de álcool no teste do bafômetro é preso. Abaixo desse índice, ele recebe uma medida administrativa, paga multa de R$ 1.915,40 e perde a carteira nacional de habilitação por um ano.

A lei também torna crime “conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”.