BPChoque recebe armas não letais para segurança da Copa

Entre o armamento recebido pelo BPChoque, e que será usado nos eventos esportivos mundiais, estão pistolas que emitem choque elétrico, além de granadas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, e também spray de pimenta 

O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da PM do Ceará recebeu do Ministério da Justiça o primeiro de uma série de lotes de várias armas e munições não letais, que serão usadas nas operações de segurança da Copa das Confederações, em junho deste ano e, depois, na Copa do Mundo de 2014.

Segundo o comandante do batalhão, major Alexandre Ávila, todos os Estados-Sede das duas competições futebolísticas internacionais receberão o armamento. As pistolas Spark, que emitem choque elétrico, são de fabricação nacional.

Além das pistolas, o BPChoque recebeu granadas de gás lacrimogêneo, de efeito moral e sprays de pimenta. Ávila assegura que os policiais militares do Batalhão de Policiamento de Eventos também utilizarão os equipamentos.

Fiscalização

Representantes do Ministério da Justiça estiveram na Capital cearense para comprovar o recebimentos das armas e munições. "Outras remessas virão", informou, acrescentando que os PMs cearenses já são treinados para o uso do material. Mesmo assim, serão ministrados cursos de aperfeiçoamento.

As armas serão usadas em distúrbios civis, perturbação da ordem pública e em missões anti-terror. No Ceará, foi criada uma comissão para acompanhar o recebimento do material e o major Teófilo Gomes, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), integra a comissão, que conta ainda com mais três oficiais.