Dois jovens foram executados na tarde de ontem no Município de Aquiraz, em um crime com características de ´acerto de contas´. O duplo homicídio foi registrado pela Polícia por volta das 15 horas quando um morador passava que pela Estrada do Cemitério, na Localidade de Lagoa Seca, viu os dois cadáveres jogados na via e ligou para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
No local onde os corpos de Handreivid da Costa Andrade, 18; e Balman Everton Ferreira Sampaio, 17, foram encontrados não há residências próximas, o que facilitou a prática do crime e a fuga dos acusados. De acordo com o major PM Elísio Azevedo, que estava na supervisão do Policiamento da Capital durante todo o dia de ontem, a cena do crime tinha características de execução motivada, "possivelmente", por dívidas com traficantes de drogas.
A suspeita inicial do oficial da PM foi confirmada quando parentes das vítimas chegaram ao local e disseram que os dois eram usuários de drogas e estavam sendo ameaçados. Os dois rapazes haviam saído de casa, no Município de Itaitinga, ainda pela manhã e nenhum parente teve mais notícia deles, até que chegou a informação sobre a descoberta dos corpos.
Segundo o soldado PM Estelino, do 14º BPM (Maracanaú), os peritos identificaram quatro tiros na cabeça de Handreivid e dois na de Balman. A maioria deles à queima-roupa. Handreivid morreu com o celular na mão e um cigarro de maconha escondido na carteira. Já Balman, segundo parentes, havia saído há cerca de dois meses de um centro de internação para adolescentes infratores.
Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local da dupla execução e iniciou a investigação. Agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) também apuram o caso.
Paulista
Na manhã de ontem, o paulista Wagner André de Freitas Silva, 27, foi assassinado, no interior de um veículo Citroën de placas NLV-3956, pertencente a uma locadora. O crime ocorreu por volta de 10h30, no cruzamento das ruas Augusto Calheiros com Francisco Nepomuceno, Barroso I, na Grande Messejana. Ele foi atingido, segundo o perito Martônio Camelo, por seis tiros de pistola calibre 380. Todos os disparos foram efetuados na parte posterior da cabeça.
Na Grande Messejana, outro cadáver foi encontrado dentro de um automóvel
O trabalho pericial também, comprovou que os tiros foram efetuados no interior no veículo e mostram ainda que o autor dos disparos estava no banco traseiro. Cinco estojos de pistola calibre 380 foram encontrados dentro do automóvel.
O único documento portado pela vítima era a Carteira Nacional de Habilitação. Havia ainda a importância de 194 reais e um cartão bancário em nome de uma mulher. A primeira equipe da Polícia Militar a chagar ao local foi a do Ronda do Quarteirão (RD-1067). Os policiais foram informados que dois homens foram vistos saindo do carro e correndo pela Rua Francisco Nepomuceno. O alerta foi feito pela Coordenadoria Integrada de Operações de segurança (Ciops). As composições que estavam na área seguiram em direção ao local do crime e os suspeitos foram abordados na Avenida Perimetral, proximidades do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o "Frotinha" de Messejana.
Em poder dos rapazes, foram encontrados duas pistolas 380 e um revólver calibre 38 com a numeração "raspada". Logo que foram abordados, os suspeitos negaram participação no crime, embora as características físicas e as roupas que vestiam "batessem" com as características passadas pelas testemunhas.
Flagrante
Eles foram identificados como Rafael Fernando da Silva e Francisco Luiz Martins da Silva. Um dos detidos terminou admitindo que cometeu o crime e alegou que a vítima tentou matá-lo. A dupla foi autuada em flagrante pela delegada Patrícia Lopes, que estava de plantão no 30º DP, (Conjunto São Cristóvão).
A arma da vítima seria o revólver. O suspeito disse ainda que, há poucos meses, Wagner de Freitas atirou na parece da residência dele, no entanto não revelou o motivo desse suposto atentado. As armas foram levadas à perícia Forense do Ceará (Pefoce), para que seja feita a comparação balística.
EMERSON RODRIGUES/FERNANDO BARBOSA
REPÓRTERES
Comentários