Por: Ellen Melo
Uma explosão que atingiu o setor de armamentos da Divisão de Investigação e Capturas (DEIC), em Maceió, deixou vários policiais e servidores administrativos feridos. Alguns ficaram soterrados após parte da estrutura do prédio, localizado na Ladeira dos Martírios, no bairro do Farol, desabar.
De acordo com a Polícia Militar (PM), um artefato de gás lacrimogêneo pode ter provocado a explosão.
Uma escola de informática, localizada ao lado da DEIC, lojas comerciais e residências num raio de dez quilômetros foram atingidas pelo forte impacto da explosão. O prédio da Embratel, distante a poucos metros, também foram atingidos e sua fachada – que é de Vidro – caiu. Dentro, a exemplo de lojas comerciais nas proximidades, estantes e parte do teto de gesso, desabaram.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do resgate do Corpo de Bombeiros (CB) participam do resgate das vítimas. Quatro vítimas, os policiais civis Carlos César, Genival Maurício, Luis César e Amanda Daniele foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE). Já a policial civil Maria Amélia Dantas, diretora do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, não resistiu aos ferimentos e morreu. Um dos médicos da equipe de resgate relatou que Maria Amélia ainda dava sinais de vida, chegando a conversar com a equipe de resgate, mas faleceu antes de ser retirada dos escombros.
A explosão destruiu praticamente todo o prédio onde funcionava a Deic. Apenas uma parede ficou erguida.
O secretário de Defesa Social, Dário Cesar, foi ao local prestar solidariedade aos policiais da DEIC, muitos inconformados com o incidente. Alguns deles admitiram que se a explosão tivesse acontecido no horário da manhã ou no inicio da tarde o número de vítimas seria incalculável.
No HGE houve tumulto. Além dos policiais feridos, várias pessoas vítimas indiretamente da explosão, também foram atendidas pelos médicos de plantão. Algumas estavam próximas de onde aconteceu a explosão e foram atingidas por tetos de gesso que caíram ou foram pisoteadas durante o corre-corre nas proximidades.
Comentários