Mulher é presa suspeita de aplicar golpes como cartomante, em Manaus

Mulher possui nove processos em aberto por estelionato, afirmou a DERFD.

Marcos DantasDo G1 AM

Uma mulher de 40 anos foi presa nesta segunda-feira (5) no bairro da Glória, Zona Oeste de Manaus, suspeita de enganar várias pessoas se passando por cartomante. De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Orlando Amaral, ela abordava as vítimas na rua ou em casa, vendendo velas ou pedindo donativos para uma fundação espírita.

Ainda segundo a polícia, ao obter um primeiro contato com as vítimas, a mulher ludibriava as pessoas, dizendo enxergar problemas financeiros, espirituais, matrimoniais e até mesmo de saúde, cobrando R$ 10 para livrar a vítima do suposto mal.

Uma das pessoas relatou em depoimento que a falsa cartomante chegou a preparar um trabalho espiritual baseado na numerologia, que através de uma equação com a idade, chegou à quantia de R$ 335. Ainda de acordo com o depoimento da vítima, após fazer um ritual cheio de particularidades, a mulher pediu para ser acompanhada até uma encruzilhada para concluir um trabalho, mas durante o ritual, sumiu com o dinheiro. As vítimas também contaram que na falta de dinheiro, a suposta estelionatária também aceitava jóias e outros pertences de valor.

Segundo a DERFD, existem nove processos em aberto contra a suposta cartomante, sendo o primeiro registrado em 2001 e o último em 2010, quando um mandado de prisão foi expedido contra a suspeita.

O delegado Orlando Amaral afirmou que a maioria das vítimas mora na Zona Centro-Sul da cidade, e aconselhou as pessoas a não acreditarem em estranhos que apareçam com este tipo de abordagem. "Ela aborda a pessoa de uma forma que assusta, falando de problema de saúde, espirituais, e os que caem nesse golpe são os que acreditam. O recomendável é que não se dê ouvidos a isso, pois a pessoa aparece na sua casa, sem que ninguém saiba de onde ela veio", disse ao G1.