Fogo destrói favela no Brás, em SP

Vinte equipes foram enviadas ao local.

Um incêndio atinge, desde por volta das 13h desta sexta-feira (10), uma favela na Rua 21 de Abril, no Brás, na região central de São Paulo. Segundo os bombeiros, 20 equipes foram encaminhadas ao local.

Até as 14h20, o Corpo de Bombeiros não tinha informações sobre feridos e nem sobre as possíveis causas das chamas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que a Rua 21 de Abril está completamente bloqueada na altura da Rua Hipódromo.

Sequência de incêndios
Na quinta-feira (9), outro incêndio atingiu uma comunidade da região do Sapopemba, na Zona Leste. Trinta e cinco dos 100 barracos foram destruídos e um corpo carbonizado, com as mãos amarradas, foi encontrado no local.  Este tinha sido o quarto incêndio em favelas em um mês na capital paulista. No dia 1º de outubro, a favela da Juta, também no Sapopemba, foi consumida pelas chamas. Das 200 famílias do local, 86 ficaram sem moradia.

As casas de madeira aglomeradas, as instalações elétricas irregulares e o tempo seco são alguns dos fatores que estimulam o aumento de incêndios nestes locais.

Entretanto, um levantamento feito pelos bombeiros revela que 25% dos incêndios em favela este ano podem ter sido intencionais. O número, no entanto, pode aumentar, pois, os últimos incêndios ainda não entraram nas estatísticas.

O capitão Marcos Palum acredita que eles também podem ter sido causados propositadamente. “Certamente esse criminoso ateou fogo na favela utilizando um líquido inflamável. E o incêndio pro combate já começa grande e ali com outras quantidades de materiais, ele vai se propagar rapidamente e pode atingir toda a comunidade”.

Desde o início do ano 54 favelas da capital foram atingidas por incêndios. Segundo a Prefeitura, líderes das comunidades foram treinados para saber como agir em casos assim. No entanto, a medida ainda não foi adotada nas duas comunidades de Sapopemba.

Do G1 São Paulo