Obra tem atividades suspensas após morte de operário no bairro da Pituba

Operário de 58 anos foi atingido por veículo durante serviço no sábado (20).

Funcionários da obra Residencial Duos, no bairro da Pituba, tiveram as atividades suspensas nesta segunda-feira (22), em decorrência da morte do operário da construção civil, José Carlos Dias Martins, atingido por um caminhão que transportava concreto virar e atingi-lo. O acidente aconteceu durante serviço no Loteamento Aquarius, em Salvador, no sábado (20).

Através de nota, a assessoria da empresa informou ao G1 que "em respeito aos familiares e amigos de José Carlos Dias Martins, falecido na manhã do último sábado, a incorporadora Duo Empreendimentos suspende as atividades na sua obra, no dia de hoje (22/09)".

Um prostesto foi realizado na manhã desta segunda-feira por diretores do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-BA) em frente ao canteiro de obras, onde aconteceu o acidente.

"Liberamos os operários logo pela manhã e fizemos o protesto em seguida. Agora estamos aguardando o laudo da perícia feita pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTE)", disse José Ribeiro, presidente do Sintracom-BA. O ato começou às 9h e finalizou por volta das 10h. De acordo com informações da superintendência, uma equipe foi enviada ao local para investigar a causa do acidente.

Segundo o presidente do sindicato, o operário foi enterrado às 16h de domingo (21), no Cemitério de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.

Acidente
A morte aconteceu por volta das 8h45 do sábado, quando segundo a polícia, o veículo que atuava na construção de duas torres de apartamentos, acabou tombando sobre trabalhadores. Muitos deles conseguiram correr, mas José Carlos Dias Martins acabou imprensado pelo veículo. Ele morreu na hora.

A Polícia Militar e peritos estiveram no local do acidente para iniciar as investigações. Um inquérito vai apurar as causas e as responsabilidades. José Carlos Dias Martins morava em Mar Grande, na Ilha de Itaparica.

Por meio de nota, a incorporadora Duo Empreendimentos informou que o acidente ocorreu durante operação de concretagem da fundação do empreendimento, realizada pela empresa terceirizada Nassau Mix. A incorporadora lamentou o ocorrido e informou que está em contato com a família da vítima para oferecer apoio.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-BA) detalhou, também por meio de nota oficial, que José Carlos "foi atingido na cabeça, pela lança por onde passa passa o concreto, durante a concretagem nos blocos de pilares, e teve morte instantânea".

De acordo com informações do sindicato, com este, já são 49 acidentes, com seis mortes no ramo da construção, registrados pelo Sintracom-Ba, em 2014, na Bahia.

Confira abaixo, na íntegra, nota enviada pela empresa:

"A incorporadora Duo Empreendimentos confirma o falecimento do pedreiro José Carlos Dias Martins, em obra na Pituba. O acidente ocorreu no início da manhã de hoje (20/09), durante operação de concretagem da fundação do empreendimento, realizada pela empresa terceirizada Nassau Mix. A incorporadora lamenta o ocorrido e informa que está em contato com a família e vai dar todo o apoio necessário aos familiares".

Do G1 BA