DOIS DETIDOS: Esclarecidas 5 mortes no Eusébio

A detenção de duas pessoas, acusadas de integrar uma quadrilha de traficantes de drogas com atuação no Eusébio, ajudou a Polícia a elucidar, pelo menos, cinco homicídios ocorrido neste ano naquela região, entre eles, a morte do taxista Francisco Leudo Ribeiro. Com detalhes, os dois acusados, entre eles, um adolescente de 16 anos, contaram como eles e outros membros do bando matam usuários de drogas em dívidas e também rivais pelo controle da venda de entorpecentes no Município.

Este adolescente foi detido armado. Na Delegacia Metropolitana do Eusébio, ele confessou a participação em crimes de morte que estavam em mistério.

Segundo a delegada Ana Lúcia Almeida, titular da Delegacia Metropolitana de Eusébio, Álvaro dos Santos Fernandes, o ´Bucho´, de apenas 18 anos, e um adolescente de 16, atuam juntamente com José Roberto Honório Silva, o ´Roberto Oião´, apontado como líder do bando e que seria o mandante da maioria dos assassinatos.

O adolescente foi apreendido, na última sexta-feira (3), em uma operação que contou com a presença do comandante do Ronda do Quarteirão, tenente-coronel PM Roosevelt Alencar; e o capitão Paulo Saraiva, supervisor do Núcleo de Policiamento Comunitário (NPC) XIV.

Com o garoto de 16 anos foram encontrados um revólver calibre 30, modelo Tiro ao Alvo (T.A.), munição e drogas. Ele foi levado para a Delegacia de Eusébio, e lá, confessou dois crimes à delegada Ana Lúcia.

Delegada Ana Lúcia Almeida, titular da DME, está no comando das investigações que apontam a existência de uma quadrilha de traficantes de drogas e homicidas

O adolescente disse ter matado Francisco Ednardo dos Santos, no dia 29 último e, dois depois, executou o sobrinho da primeira vítima, identificado como Francisco Wesley dos Santos, 16. As duas mortes, segundo as investigações têm ligação com o tráfico de drogas.

Outros crimes
Ana Lúcia revelou que o outro integrante da quadrilha, Álvaro Santos, foi detido no último dia 19 de julho após tiroteio com policiais militares do Ronda do Quarteirão. "Ele estava com ´Roberto Oião´ e outro adolescente em um matagal, quando os PMs chegaram e fizeram o cerco", disse a delegada. Segundo a Polícia, os bandidos reagiram e houve uma intensa troca de tiros.

Dois acusados conseguiram fugir, mas Álvaro foi detido e autuado em flagrante. Contra ele também havia um mandado de prisão expedida preventiva pelo juiz da Comarca de Eusébio. Durante o depoimento na sede da Metropolitana, Álvaro contou que tinha a função de ´correria´. "Era a pessoa que levava mantimentos, armas e celulares para os outros integrantes da quadrilha, que, às vezes, permaneciam por várias semanas escondidos no matagal no Eusébio", disse Ana Lúcia.

Além dessa função de apoio logístico às ações do bando, ele confessou ter participado diretamente de três crimes. O primeiro ocorreu no dia 18 de janeiro deste ano e teve como vítima Lindemberg Menezes de Oliveira. Segundo o depoimento de Álvaro, o rapaz foi morto por estar devendo dinheiro a quadrilha.

Em maio deste ano, o taxista Francisco Leudo tombou morto no bairro Parque Havaí. De acordo com as investigações, ele recebeu tiros de pistola e revólver.

O motivo do crime seria uma dívida dele com ´Roberto Oião´. Já neste mês, no dia 2, no bairro Autódromo, foi a vez de um adolescente identificado como Rafael Felismino André,17.

Devendo aos traficantes, ele foi executado com 20 tiros de pistola e revólver. Também participaram do crime ´Roberto Oião´, Álvaro e dois adolescentes. Além desses homicídios, a Polícia investiga a participação dos acusados em outras mortes.

De acordo com a delegada, a tranquilidade dos moradores do Eusébio tem sido abalada por seguidos casos de homicídios registrados na região, mas a parceria entre as polícias Civil e Militar, com o apoio da Guarda Municipal, têm resultado em prisões e na elucidação dos casos.

"Trabalhamos para conseguir o maior número de provas que forneçam elementos para solicitação dos mandados à Justiça. Com o apoio do Ronda e da Guarda temos conseguido efetuar as prisões, como a do Álvaro", destacou a delegada.

Buscas

Desde março deste ano, depois da morte do assaltante, homicida e traficante Francisco Wellington da Silva Justino, o ´Etim´, que chefiava a quadrilha responsável por assaltos e mortes no Eusébio e Municípios vizinhos, as polícias Civil e Militar concentram as buscas aos demais integrantes do bando. Todos eles possuem mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Conforme a titular da Delegacia de Eusébio, "o trabalho investigativo objetivando descobrir e indiciar os culpados dos crimes está sendo feito, mas sem a participação do Poder Judiciário, da Polícia Militar e da Guarda Municipal, nas ações de busca e que resultaram em várias prisões, esse esforço seria em vão", afirmou Ana Lúcia Almeida.

A delegada ressaltou que muitos integrantes da quadrilha já foram presos ou mortos em confronto com a Polícia ou inimigos, como Victor Antônio da Silva Oliveira, o ´Salsicha´; Carlos Antônio de Moraes, o ´Dante´ e ´Etim´. Todos os três tombaram em tiroteios com a PM. Conforme a Polícia, depois da morte dos três, ´Roberto Oião´ assumiu o controle das ações criminosas.

EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER