Quatro municípios do Cariri sem viaturas geram a recordação de recentes dificuldades
Os municípios de Altaneira, Santana do Cariri e Nova Olinda continuam sem viaturas a fim de atender as ocorrências policiais. Para tentar suprir a demanda, uma foi emprestada por apenas sete dias pelo CPI (Comando de Policiamento do Interior) com o objetivo de cobrir toda essa área. Em Jardim, policiais militares apanharam uma viatura do Demutran emprestada para diligenciar à procura dos autores do assassinato contra o jovem Samuel Luciano Coelho na noite da última segunda-feira.
Quase no mesmo horário daquele dia, policiais militares do Destacamento de Lavras da Mangabeira se viram em idêntica situação quando foram acionados por populares para combater um crime de perturbação ao sossego público. Para irem até à Rua Sérgio Banhos, em frente a Lanchonete O Brasileirinho no centro da cidade, os PMs tiveram que se valer de um Fiat Uno cedido pela Prefeitura de Lavras. No local da ocorrência o som automotivo de um Fiat Pálio foi apreendido por estar acima do permitido.
Trata-se de um município com área de quase mil quilômetros quadrados ostentando vários e distantes distritos. Para cobrir o território, Lavras já possuiu duas viaturas, mas, há muito tempo, está com apenas uma camionete na qual as pessoas são levadas à presença da autoridade policial na carroceria. Quando esta vai a qualquer localidade mais distante do centro, o destacamento fica sem viatura como se as ocorrências policiais tivessem momentos pré-determinados para acontecerem.
Em Mauriti, que ocupa área de 1.100 km e possui nove distritos, a única viatura está bastante avariada e oferecendo riscos aos policiais desde o último dia 25 de outubro quando estes tentaram recuperar um carro roubado em poder do já falecido Francisco Josiano Pereira, o Brinquedo. Já em Juazeiro do Norte o pátio do 2º BPM está repleto de viaturas paradas por falta de manutenção. Com isso, o programa Ronda do Quarteirão se viu obrigado a ampliar as áreas de atuação para as viaturas que restaram.
Demontier Tenório




Comentários