Terminaram, na manhã de ontem, as buscas pelo corpo do garoto piauiense Nataniel de Souza, 12 anos, que se afogou na última segunda-feira (23), na Praia do Futuro. O cadáver foi encontrado na Barra do Cauípe, distante 35 quilômetros da Capital, no município de Caucaia. Angustiados, a mãe, Arlinda de Souza, e o padrasto do menino, Antônio Neto Batista, vieram ao Ceará acompanhar a procura.
Logo de manhã, às 8h17, moradores da Barra do Cauípe avistaram o corpo do garoto próximo à praia. Em seguida, eles contataram o Corpo de Bombeiros Militar. Depois, o sargento Flávio e o cabo Charly chegaram ao local e retiraram o cadáver.
Antônio Neto Batista foi ao local para fazer o reconhecimento do corpo. A mãe não teve condições de ir até a praia onde o filho foi achado. "Não consigo nem dizer como estou me sentindo agora, não tem como explicar. Foi uma fatalidade muito grande. Mas, pelo menos, encontraram o corpo e poderemos enterrá-lo", disse o padrasto.
Agora, ele espera poder levar o corpo o mais rápido possível de volta a Teresina, capital do Piauí, onde será sepultado. "Vamos realizar os procedimentos legais rapidamente para levá-lo de volta", frisou.
Ajuda
Além disso, Batista destacou que está tendo toda a ajuda possível do Corpo de Bombeiros desde que chegou a Fortaleza, após o acidente. "Em todos esses dias, ficamos hospedados no quartel e não deixaram nada faltar para nós dois", afirma.
No momento em que teve que identificar Nataniel, ainda na beira do mar, o padrasto hesitou por um instante, depois foi para perto do corpo e viu rapidamente que se tratava de seu enteado. Isso aconteceu porque ele estava usando o mesmo calção azul de antes e também por uma fita de São Francisco em sua mão direita. "Me lembro que fui eu que dei dinheiro para ele mesmo ir comprar esse calção. Essa pulseira ele usava o tempo todo", comentou Batista.
Foram 67 horas de buscas. Participaram da ação 30 bombeiros do quartel do Mucuripe, quartel da Leste/Oeste e do quartel do Icaraí. Eles tiveram o auxílio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). As ações foram comandadas pelo major.
O comandante do quartel do Mucuripe, do Corpo de Bombeiros, major Cláudio Barreto, afirmou que Nataniel foi encontrado a uma distância entre 60 Km e 70 Km de onde desapareceu. Os ventos, ondas e correntezas fortes fizeram com que ele fosse levado para longe. O major disse que o corpo foi encontrado em estado bastante deteriorado, sem o couro cabeludo e com o rosto desfigurado por bater nas pedras. O mau cheiro evidenciava o estado de putrefação.
Não se sabe a data exata em que o corpo poderá ser levado de volta para o Piauí, pois ainda será feito o exame de DNA.
Sob a responsabilidade de uma vizinha, Nataniel foi à Praia do Futuro com um grupo de romeiros do Piauí e acabou sendo levado pela correnteza.
Ações
30 bombeiros participaram das buscas pelo corpo do menino, desaparecido desde a última segunda-feira e encontrado a mais de 60 Km de onde sumiu
THIAGO ROCHA
REPÓRTER
Comentários