Feira de Holambra anima setor de flores ornamentais

ESPETÁCULO DAS CORES

Juazeiro do Norte. Com a perspectiva de incrementar o turismo e trazer novas espécies de flores e plantas ornamentais para a região do Cariri, está sendo realizado na Praça Padre Cícero, Centro de Juazeiro do Norte, o V Festival de Flores de Holambra.

O Festival das Flores de Holambra passou a fazer parte do calendário de eventos regionais, com um público representativo fotos: elizãngela santos

O evento tem atraído um grande público para a praça, ao longo dos anos. A previsão é que mais de 30 mil pessoas passem pelo espaço nos 11 dias de realização. A feira será encerrada no dia 8 de dezembro. O evento teve abertura na última sexta-feira.

Desde que foi criada, a feira tem recebido pessoas da região e até de Estados vizinhos. Durante a semana, caminhões de flores e plantas ornamentais são descarregados na praça. Segundo a organização do evento, são cerca de 200 variedades.

Alimentos

No decorrer do festival, são recolhidos alimentos, por meio do projeto Mesa Brasil, do Sesc. Os produtos, que dão um caráter também solidário ao festival, poderão ser doados na praça. Uma equipe é mantida no local para a arrecadação.

Segundo o coordenador, Carlos Lobo, a feira de flores é um evento consolidado na região do Cariri, e passou a fazer parte do calendário de eventos regional, com um público representativo. São cinco anos trazendo para o Cariri a beleza e o colorido das flores da cidade de Holambra, referência também para produtores da região.

O festival resulta de uma parceria para sua realização com a Cooperativa de Flores de Holambra e Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Os alimentos arrecadados serão doados posteriormente para instituições assistenciais.

Produção

Carlos Lobo enfatiza
a importância desse trabalho beneficente, feito por meio de uma parceria com o Sesc e a população da região. Ano passado, os alimentos arrecadados foram doados às vítimas da estiagem, em cidades da região, assim como se repassaram cinco toneladas de produtos como arroz, feijão, água mineral e outros.

Holambra passou a ser a cidade responsável pela maior produção de flores do Brasil, também exportadas para vários países. A produtividade corresponde a 30% das flores e plantas ornamentais cultivadas em todo o País. Uma estrutura foi montada na praça, no intuito de melhor atender à população, que passa pelo corredor das flores.

Continuamente, durante os dias de realização do festival, chegam à região novos containeres com carregamentos para incrementar o festival. Conforme o coordenador, Carlos Lobo, o público caririense tem correspondido à altura desse grande evento.

Rosas, gérberas, bonsais, cactos, orquídeas, várias tipologias de samambaias, lírios, violetas e outras variedades poderão ser contempladas no local de promoção do festival. São 18 anos de realização de feiras em quase todo o Brasil. Além da importante parceria entre dos organizadores, o festival também conta com o apoio de órgãos como a prefeitura municipal de Juazeiro do Norte. O evento acontece nas principais capitais, e também nas grandes cidades nordestinas. Fortaleza é uma delas, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió. Conforme Carlos Lobo, a comercialização das espécies de plantas e flores proporciona uma grande movimentação do consumidor caririense, nas mais diversas faixas de público, por conta dos preços acessíveis. Os valores das plantas variam, em grande parte, de R$ 2,00 a R$ 50,00. Uma equipe de Holambra, que acompanha o evento todos os anos, se disponibiliza a prestar informações a respeito da forma de cultivo mais adequada das flores e plantas e as condições climáticas mais favoráveis, além das orientações que estão afixadas na própria planta. O cultivo pode ser feito em apartamentos, jardins, residências e hotéis das cidades da região.

Incentivo

O festival de flores, além de se um incentivo às empresas do setor, representa um espaço de diversidade para os floricultores da região. "Vem aumentar o desenvolvimento desse segmento, proporcionando abertura para os negociantes do ramo, com mais uma opção de inovação do setor, além de valorizar ainda mais o que já temos", ressalta.

Para a dona de casa Geraldina dos Santos, a feira é uma boa oportunidade de diversificar as espécies do jardim. "Todos os anos, tenho a oportunidade de poder escolher plantas que, com o cuidado necessário, dá muito bem para serem cultivadas na região", afirma. Entre as plantas que já teve a oportunidade de adquirir estão diversas variedades de roseiras.

Há também uma economia maior em relação às plantas comercializadas para jardinagem na própria região, porque vem direto de Holambra para o Cariri, sem atravessadores. "Por isso que temos a oportunidade de poder comprar mais", afirma a cliente. Além disso, podem ser adquiridas espécies voltadas para presentear no atual período natalino.

Acessível

De acordo com um dos organizadores, Jorge Hélio Santos, a oportunidade de comprar presentes a preços acessíveis nesse período é outro aspecto para as pessoas que até têm dificuldade ou não estão podendo comprar algo de maior valor. Ele diz que todos os anos, os clientes que vêm à feira já têm como certo aproveitar as compras para essa ocasião do ano.

E o espaço entre as flores e plantas é pensado para o cliente, com som ambiente e uma equipe exclusivamente voltada para atender à clientela.

Todos estarão caracterizados para facilitar o acesso dos visitantes aos espaços, também podendo auxiliar as pessoas na escolha e carregamento dos produtos. "A feira é um espaço para as pessoas da região, para esse momento, que consideramos de grande festa, em harmonia com a natureza", diz o coordenador.

O festival, conforme a professora Elizabeth Bezerra, é uma oportunidade de também conhecer novas espécies de flores e plantas, que não existem na região. Com isso, ampliar o cultivo local, além de ser um momento de poder admirar a beleza presente num local onde ocorre o evento. A movimentação das pessoas no festival, diz ela, proporciona um ponto de encontro para os participantes, numa rotina que já dura cinco anos.

Mais informações:

V Festival de Flores de Holambra, no Cariri

Praça Padre Cícero

Juazeiro do Norte

Telefone: (88) 8812 5525