O Instituto de Pesquisa e Estatística Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado, promoveu ontem o IX Encontro Economia do Ceará em Destaque. O evento, do qual participaram estudantes, pesquisadores, empresários e gestores públicos, reuniu 16 trabalhos acadêmicos e contou com palestras dos secretários da Saúde, Ciro Gomes, e de Segurança Pública, Servilho Paiva.
Um dos artigos foi o da doutoranda em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Denise Xavier Araújo Oliveira, intitulado "Economia do crime aplicada à eficiência do Judiciário no Ceará". O trabalho mostra, a partir da análise da produtividade de juízes, que a eficiência e a agilidade do sistema judiciário está diretamente ligada à redução de atos ilícitos. "Um atuação eficiente do Poder Judiciário é capaz de reduzir a criminalidade", destaca Denise, que teve seu artigo premiado (2° colocado).
Os outros vencedores foram os trabalhos "Bom na escola, bom na Prova Brasil? Evidências dos alunos das escolas públicas de Fortaleza" (1º colocado), de Alessandra de Araújo Benevides, e "Análise da eficiência técnica dos PSFs de município de Sobral: uma abordagem utilizando o DEA" (3º colocado), de foi Carlos Eduardo Firmo de Lima.
Temas relevantes
Para o diretor geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, o evento busca, por meio de trabalhos acadêmicos, promover a discussão de temas mais relevantes à sociedade, como saúde, segurança e educação, funcionando como um espaço para geração de ideias. Ele acredita que o encontro ainda possibilita a intervenção de autoridades públicas no processo de desenvolvimento do Estado, por meio da apresenta de políticas que têm efeitos diretos sobre a economia e a sociedade cearenses. "É fundamental para que os pesquisadores possam, cada vez mais, direcionar seus olhares para uma investigação mais próxima dos problemas sociais, facilitando, assim, suas soluções", afirma Ataliba.




Comentários