Hospital São Vicente prepara sala para receber “Acelerador Linear”

Em Barbalha, na Região do Cariri, interior do Ceará, a chaminé da saúde vive constantemente em evolução, está sempre inovando, desenvolvendo e crescendo, melhorando serviços e ampliando atendimento, nesse ritmo de trabalho e progressão, os dois grandes complexos hospitalares, Hospital Maternidade São Vicente de Paulo e Hospital Maternidade Santo Antônio, têm grandes e valiosos serviços prestados a saúde pública de Barbalha com extensão para o Interior do Nordeste Brasileiro.

Nos últimos meses do ano corrente, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, vem realizando reformas no prédio do Centro de Oncologia, visando à instalação de um “Acelerador Linear” (aparelho de radioterapia) através do Ministério da Saúde.

O equipamento tem previsão de liberação no início do ano que vem, pois 80 equipamentos da mais avançada tecnologia estão em fase de licitação pelo ministério, que serão repassados para municípios já aprovados por assembléias de saúde pública como é o caso de Barbalha.

Vale ressaltar, que, todo o processo tem acompanhamento do ministério e o aparelho somente é liberado para instalação, quando a sala de instalação e funcionamento do “Acelerador Linear” estiver totalmente dentro dos padrões de segurança recomendados pelo próprio Ministério da Saúde.

O Governo Federal com olhar mais acentuado para a saúde pública através do Ministério da Saúde, está investindo financeiramente na aquisição de 80 “Aceleradores Linear”, para ampliar em nível nacional o atendimento na área de Oncologia, e no processo seletivo bastante criterioso, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo foi contemplado.   

Com um dos mais modernos centros de Oncologia do interior do Ceará, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, tem grande folha de serviços prestados a quem sofre de câncer, com profissionais de alto nível dentro da grande demanda regional no atendimento as pessoas acometidas de câncer. Razão que proporcionou ao Ministério da Saúde atender a carta de apresentação da demanda de atendimento do Centro de Oncologia e, contemplar Barbalha com um “Acelerador Linear”.

Silva Neto