Projeto apoia agricultores com horta comunitária

HORTA COMUNITÁRIA

A iniciativa visa beneficiar as famílias e comunidades que se encontrem em situação de risco alimentar

Sobral. A Prefeitura deste município, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), esteve reunida no início deste mês com oito famílias de agricultores familiares do Setor VI de Jaibaras, para apresentação e adesão do Projeto Horta Comunitária. Além dos agricultores, a iniciativa também será implantado pelo Serviço de Apoio à Família Sobralense (Safis).

Reunião da Secretaria de Agricultura com as mulheres do Serviço de Apoio à Família Sobralense (Safis) para a implantação da Horta Comunitária que deve ocorrer até o fim deste ano. O trabalho de conscientização vem sendo feito desde julho

De acordo com a coordenadora da Horta Comunitária, Suelini Cavalcante, o projeto foi criado para conscientização e apoio a famílias e comunidades que se encontrem em situação de risco alimentar. O trabalho de conscientização vem sendo feito desde julho, já a implantação das hortas deve ocorrer até o final de 2013.

"O projeto criado para satisfazer uma necessidade das comunidades da zona rural de produzirem hortaliças para consumo próprio de forma a oferecer uma alimentação mais saudável".

A meta prioritária da ação é atender até o final deste ano 25 famílias gerando 25 hortas comunitárias distribuídas em várias localidades do município que deverá produzir hortaliças para consumo e pequena comercialização dos excedentes entre a própria comunidade. "Alguns agricultores até produzem hortaliças, mas para comércio. E essa não é a meta do projeto, e sim a produção para consumo".

Outro ponto levantado por Cavalcante é que grande parte desses produtores trabalham com culturas, normalmente frutíferas, e têm grande dificuldade de acesso às hortaliças, destacando que por vezes, só indo até a sede do município para adquiri-las.

Explica que cada família plantará uma horta no seu próprio quintal. As áreas que serão cultivadas são a partir de três metros quadrados. O custo para a implantação é baixo e acessível.

"No caso dos produtores familiares, a secretaria entrará com todo o suporte. O custo estimado é de R$300,00, pois não há necessidade de grandes estruturas como, por exemplo, um complexo sistema de irrigação. Nesses casos, basta apenas um sistema em baixa escala", destaca.

O valor pode variar nos casos de preparação da terra para plantio ou do tamanho da área a ser utilizada para a horta.

A Seagri disponibilizará assistência técnica, sementes, equipamentos e capacitação a quem aderir ao Projeto. Os agricultores darão continuidade e organizarão as hortas. Serão cultivadas alface, cebola, cebolinha, coentro, cheiro verde, beterraba, pimentão, cenoura, tomate, abóbora e abobrinha.

Outro projeto da Prefeitura é o Horta na Escola com o objetivo de capacitar educadores, alunos, famílias e comunidade para o cultivo de hortaliças e promoção do desenvolvimento da agropecuária em parceria com entidades privadas e públicas, comunidades e famílias de alunos.

Dentro da metodologia adotada, cabe a Seagri alguns procedimentos como orientação da construção dos canteiros distribuição de sementes e mudas de hortaliças, e às Escolas ações co- mo fornecer mão de obra e limpeza do terreno. 

Mais informações:

Secretaria da Agricultura e Pecuária
Rua Viriato de Medeiros, 1205,
Centro CEP 62011-060 - Sobral
Telefones: (88) 3611. 5835 ou 3611.6460

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA