Anúncio ocorre em meio ao Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre doenças que afetam a saúde masculina, especialmente o câncer de próstata - (crédito: Governo de São Paulo/divulgação)
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) decidiu nesta segunda-feira (11/11) zerar o imposto de importação para 13 produtos de setores variados. Entre eles, estão medicamentos utilizados no tratamento de câncer de próstata e de outros tipos da doença.
A medida também abrange insumos essenciais para produção de luvas médicas, pás eólicas, pneus, defensivos agrícolas, além de lentes de contato de hidrogel e filmes para radiografias. Com a decisão, todas essas tarifas, que variavam entre 3,6% e 18%, foram eliminadas.
O anúncio ocorre durante a campanha Novembro Azul, voltada à conscientização sobre doenças que afetam a saúde masculina, especialmente o câncer de próstata. No Brasil, mais de 72 mil homens são diagnosticados com essa doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata causou a morte de 17 mil brasileiros em 2023.
O comitê também aprovou o aumento das tarifas de importação para alguns produtos, como in-sumos de vidro para fins industriais e células fotovoltaicas, utilizados na fabricação de paineis solares. Em nota, a Gecex afirmou que a decisão visa "fortalecer a produção local e gerar empre-gos no Brasil".
*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/11/6986149-governo-zera-imposto-de-remedios-para-tratar-cancer-de-prostata.html