Domingo 2 de junho, dia impar nas páginas da história da Festa de Santo Antônio de Barbalha, 09hs, devotos e visitantes lotaram a igreja matriz para a solene celebração de abertura das festividades do glorioso padroeiro de Barbalha, o pároco padre Ivo presidiu e concelebraram os padres: Virgulino, Cícero Cladson. Francisco e Cícero José.
A igreja matriz ficou pequena para tão grande participação de devotos, das comunidades pastorais, dos movimentos religiosos, devotos de muitas cidades circunvizinhos e autoridades representativas dos poderes do município, do estado e federal.
A ornamentação da igreja foi bastante elogiada por muitos barbalhenses, por visitantes e também autoridades que estiveram vivendo esse maravilhoso momento de oração, fé e devoção a Santo Antônio.
Antes do encerramento da celebração foi realizado o tradicional ofertório cultural com participação de empresas, de agricultores, de vaqueiros, de artesões e outros segmentos, cada oferta chega ao altar com destaque pela cultura popular em versos pelos violeiros barbalhenses: Antônio Ferreira e Capitão.
Em seguida, aconteceu o tradicional pau da bandeira mirim, que é uma obra de incentivo as crianças e adolescentes no carregamento do pau da bandeira do padroeiro da cidade, o pau da bandeira mirim já tem cerca de 15 anos que é apresentado pela Escola de Ensino de Tempo Integral Josefa Alves de Sousa, esse ano os carregadores do pau-mirim prestaram homenagens ao saudoso pároco padre Renato Simoneto, e posteriormente aconteceu a entrada da bandeira para a bênção pelo padre Ivo.
Depois do encerramento da missa todas as atenções se voltam para o cortejo folclórico cultural a céu aberto, que sai da rua da matriz ao lado da igreja e cruz toda a Rua do Vidéo até o largo do rosário, que se torna o palco vitrine de cada grupos fazendo suas apresentações com grande público vivendo emoções pela força e riqueza cultura do município de Barbalha, que, tem grupos centenários que passa por várias gerações em família, exemplo muito firme, Grupo dos Penitentes do Sítio Cabeceiras, As Inscelências, Reisado, Pau de Fita e outros.
Silva Neto – Fotosdiariodocariri.com.br