O Dia Mundial Sem Tabaco, hoje 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já são 37 anos de campanhas alertando sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Em 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco, falta de ar, chiado no peito ou rouquidão são os principais sintomas de câncer de pulmão.
Dados do ano 2022, apontam que 29.576 brasileiros perderam a vida pelo tumor, o que representa um aumento de 101% em relação aos casos registrados no ano 2000, ainda segundo os registros, pessoas que fumam por muitos anos podem ter o risco de câncer de pulmão cerca de 25 vezes maior que as pessoas não fumantes.
O barbalhense, ex-fumante, Dr. Otávio Sampaio, disse que o cigarro causou problemas de saúde na sua vida, mas, conseguiu sair da situação negativa parando de fumar, ele como grande professional da medicina orienta e aconselha aos fumantes, sair do vício antes de perder a vida para o vício de fumar.
Silva Neto – Imagem redes sociais