João Batista de Rossi nasceu no dia 22 de fevereiro de 1698 na Itália. Aos dez anos foi trabalhar para uma família muito rica em Gênova para poder estudar. Três anos depois, se transferiu definitivamente para Roma, morando na casa de um primo que já era sacerdote e estudando no Colégio Romano dos jesuítas. Lá se doutorou em Filosofia e Teologia.
João Batista tinha uma excessiva carga de atividade evangelizadora junto aos jovens e às pesso-as abandonadas e pobres. Com isso, teve um esgotamento físico e psicológico que desencadea-ram os ataques epiléticos e uma grave doença nos olhos.
Recebeu a unção sacerdotal em 1721. O seu rebanho eram os mais pobres, doentes, encarcera-dos e pecadores. Tinha o dom do conselho, era atencioso e paciente com todos os fiéis, que formavam filas para se confessarem com ele. O tom de consolação, exortação e orientação com que tratava seus penitentes atraía cristãos de toda a cidade e de outras vizinhanças.
Aos sessenta e seis anos de idade, a doença finalmente o venceu e ele morreu no dia 23 de maio de 1764, tão pobre que seu enterro foi custeado pela caridade dos devotos.
Por: devoto Vicente Cunha