Bovespa fecha em alta, em dia de instabilidade

Mercado ajusta posições antes da votação do 1º turno das eleições.

Após operar com instabilidade na maior parte da manhã, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta nesta sexta-feira (3), puxada pelas ações da Petrobras, em mais uma sessão marcada por especulações sobre a eleição presidencial, no último pregão antes da votação em primeiro turno, no domingo (5).

O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, registrou alta de 1,91%, aos 54.539 pontos.

Na semana, a bolsa acumula queda de 4,67%, e no mês, alta de 0,78%. No ano, há valorização de 5,89%.

A Bolsa também reagiu a dados melhores sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos. Segundo o Departamento do Trabalho, o país gerou 248 mil postos em setembro e a taxa de desemprego recuou a 5,9%. É a menor taxa desde julho de 2008, quando ficou em 5,8%.

O setor de siderurgia mereceu destaque no noticiário corporativo após a siderúrgica latino-americana Ternium anunciar na véspera que vai comprar papéis ON da Usiminas do fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, Previ, na empresa, em uma operação de R$ 616,7 milhões. As ações da Usiminas lideraram a alta entre os papéis que fazem parte do Ibovespa e fecharam em alta de 6,52%.

Entre as maiores altas do dia estão Petrobras (5,61%), Usiminas (6,52%), Gol (6,24%), Oi (4,49%), Cyrela (4,71%), JBS (3,89%) e CCR (5,22%).
Entre as maiores perdas estavam os papéis da Vale (-1,57%), Embraer (-0,67%), Cemig (-0,75%) e Suzano (-0,51%).

Do G1, em São Paulo