OI PERDE CLIENTES: Linhas ativas no CE somam 11 mi
Brasília/Fortaleza. O número de linhas de celulares ativas no país chegou a 272,72 milhões em fevereiro deste, o que representou um acréscimo de 370 mil linhas sobre janeiro. No Ceará, a marca é de 11,07 milhões, com um surpreendente decréscimo de 2.801 linhas no mesmo comparativo, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A opção de dar fim ao chip ou migrar para outra operadora abalou principalmente a Oi, que teve menos 37.464 linhas entre o primeiro e o segundo mês deste ano. A movimentação implicou numa queda na participação da tele no mercado local – ela passou de 34,04% em janeiro para 33,71% em fevereiro.
Simultaneamente, a Claro manteve a participação de 26,61% no mercado cearense avançando em número de linhas ativas. Já a Vivo também avançou em linhas e, consequentemente, no mercado, fechando o mês passado com 4,95% do mercado de telefonia móvel local, o qual foi liderado pela TIM. A operadora passou de 3.820.461 chips ativos em janeiro para 3.845.339 e possui atualmente 34,73% de market share.
O número de 11,07 milhões ainda representou uma teledensidade (acesso a cada número de 100 habitantes) em 125,53. Ou seja, manteve o acesso maior que o número de usuários.
Números nacionais
A teledensidade em fevereiro chegou a 134,97 acessos para cada grupo de 100 habitantes. As linhas pré-pagas continuam sendo a maioria (77,77%) e as pós-pagas representam 22,23% do total. A banda larga móvel totalizou 110,19 milhões de acessos. Em fevereiro, segundo a Anatel, a operadora Vivo liderava o mercado brasileiro, com 28,62% de participação, seguida da TIM, com 27%; da Claro, com 25,28%; da Oi, com 18,47%; da CTBC, com 0,38%; da Nextel, com 0,19% e da Sercomtel, com 0,02%.
A Porto Seguro, que opera como autorizada da rede virtual, registrou 0,04% de participação no mercado.
Acessos em banda larga
Nesta semana, a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) anunciou que os acessos em banda larga (fixa e móvel) somaram 140,1 milhões em fevereiro em todo País. “Nos últimos doze meses, 46,9 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,5 nova conexão por segundo”, informa a associação. Do total, 118 milhões foram via 3G e 4G. A Telebrasil ainda cita o estudo da consultoria OpenSignal, no qual a internet 4G brasileira foi considerada a terceira mais rápida do mundo (21Mbps), atrás de Austrália (24,5Mbps) e Itália (22,2 Mbps).
Comentários