Com apoio da Secult, 29º Encontro dos Profetas da Chuva será realizado em Quixadá
Profetas utilizam métodos diversificados, muitas vezes baseados em conhecimentos tradicionais e rituais locais.
Ascom Secult - Texto e Fotos
No próximo dia 11 de janeiro, às 9h, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá sediará o 29º Encontro dos Profetas da Chuva, evento que marca o início do calendário cultural da região. A iniciativa é promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com agradecimento à Cosampa e à Dakota, e conta com o apoio de diversas instituições, como o Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá, a Prefeitura Municipal de Quixadá, a Secretaria da Cultura/Fundação Cultural, a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, e a Cagece.
Desde 1996, o Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá é um marco importante para a cultura popular cearense. Idealizado por Helder Cortez e com apoio de João Soares, o evento reúne pequenos agricultores com vasta experiência em previsões climáticas, feitas a partir da observação da natureza.
Considerado o maior evento do gênero no Brasil, o Encontro destaca-se como um dos mais importantes meios de preservação do conhecimento tradicional transmitido, de geração em geração, pelos profetas da chuva. Eles utilizam métodos diversificados, muitas vezes baseados em conhecimentos tradicionais e rituais locais. Alguns profetas observam o comportamento de aves migratórias, enquanto outros interpretam sinais celestiais. Há também quem confie em sonhos e visões, misturando crenças indígenas e práticas religiosas.
Reconhecimento à Tradição Popular
Nos últimos anos, o Encontro dos Profetas da Chuva gerou importantes frutos para a região do Sertão Central. Além de promover o resgate e a valorização da cultura popular, o evento contribuiu para a criação da Lei 16.919, sancionada em 2019, que institui o segundo sábado de janeiro como o Dia Estadual dos Profetas da Chuva no Calendário Oficial de Eventos do Ceará.
O Encontro inspirou, ainda, a criação de novos eventos em outras cidades do Ceará, como Tejuçuoca, Orós, Tauá, Maranguape, Aracoiaba e Crato. O evento também gerou a produção de duas peças teatrais, seis livros sobre o tema, várias teses acadêmicas – incluindo duas de doutorado nas universidades do Arizona e Columbia (EUA) –, e quatro filmes documentários. O apoio contínuo do IFCE tem sido fundamental para a realização do evento, bem como para a criação do jardim dedicado à memória dos profetas no campus da instituição.
Projetos Futuros
Os projetos para o futuro visam incentivar o surgimento de novos profetas em todo o Ceará, por meio de um programa de apadrinhamento. Além disso, está em andamento a construção de um Monumento aos Profetas da Chuva em Quixadá, que será escolhido por meio de concurso para a criação de seu design. Está também prevista a produção de um novo filme, intitulado “Ceará, Terra dos Profetas – Da Praia ao Sertão”.
Programação
A 29ª edição do Encontro será realizada no campus do IFCE em Quixadá e contará com a participação de mais de 30 profetas de todo o Estado, que compartilharão suas previsões para a quadra invernosa de 2025. O evento será conduzido por Helder Cortez, um dos idealizadores do Encontro, e contará com homenagens a diversas personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura regional e do semiárido, incluindo o Reitor do IFCE, professor José Wally Mendonça Menezes; a Sênior em Saneamento do World Bank, Juliana Menezes Garrido ; o Professor e Cientista Chefe Francisco de Assis de Souza Filho – UFC; o Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Henrique Saraiva Câmara; além do reconhecimento aos realizadores e apoiadores dos encontros de profetas no Estado. A programação cultural do evento se estenderá até o mês de junho, com seminários temáticos, exibição de filmes, exposições e apresentações musicais.
Perfil dos homenageados
Professor José Wally Mendonça Menezes – Reitor do IFCE
Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do doutorado em Ensino, da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Professor do Departamento de Telemática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente ocupa o cargo de Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses CRUC.
Juliana Menezes Garrido
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia(1999) e especialização em Curso de Gerenciamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador(2000). Atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem, bacia do rio jiquiriça, SWAT, Simulação matemática distribuída, sistema de informações geográficas. Especialista Sênior em Saneamento do World Bank – Banco Mundial.
Francisco de Assis Souza Filho
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), tem mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará.
Paulo Henrique Saraiva Câmara
Graduado em Ciências Econômicas, possui pós-graduação em Contabilidade e Controladoria Governamental, além de mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, todos pela Universidade Federal de Pernambuco. É auditor do Tribunal de Contas do estado de Pernambuco, tendo exercido, ainda, a carreira administrativa no Banco do Brasil, no período de 1993 a 1994. No governo de Pernambuco, foi secretário de Administração (de 2007 a 2010), Turismo (2010), da Fazenda (de 2011 a 2014) e governador do estado entre 2015 e 2022.
Os Profetas da Chuva
Os profetas da chuva são homens e mulheres do Nordeste que realizam previsões climáticas com base na observação da natureza e outros métodos tradicionais. Alguns desses conhecimentos são passados por rituais religiosos, sonhos, e até pela interpretação de comportamentos de aves migratórias e sinais do céu.
Encontro Profetas da Chuva
O 29º Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com agradecimentos à Cosampa e à Dakota, e conta com o apoio de diversas instituições, como o Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá, a Prefeitura Municipal de Quixadá, a Secretaria da Cultura/Fundação Cultural, a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, e a Cagece.
Programação do Evento
Dia 10/01
20h – Programação de Abertura: Festival Encanta Quixadá, com Violeiros e Repentistas
Local: Teatrinho de Bolso Velho Didi
Dia 11/01
09h – 29º Encontro dos Profetas da Chuva
Local: IFCE – Campus Quixadá
-Receptivo Banda Municipal
-Plantio de mudas no Jardim dos Profetas
-Apresentação Musical: Lívia Mara
-Previsões dos Profetas para 2025
-Homenagens
Serviço
29º Encontro dos Profetas da Chuva
Data: 11 de janeiro de 2025
Horário: 09h
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5000 – Quixadá
https://www.ceara.gov.br/2025/01/10/com-apoio-da-secult-29o-encontro-dos-profetas-da-chuva-sera-realizado-em-quixa-da/#:~:text=Desde%201996%2C%20o%20Encontro%20dos,partir%20da%20observa%C3%A7%C3%A3o%20da%20natureza.
Comentários