INOVAÇÃO: São Francisco em imagem de tecido

ARTESANATO EM CANINDÉ

Os devotos do santo agora podem ampliar a coleção com o artigo que é feito tal qual as bonecas de pano

Canindé. A agricultora aposentada Zenilda Freitas de Sousa, também artesã, está inovando na devoção a São Francisco, padroeiro deste município. Ela está confecionando imagens do santo em tecido. Ela já tem experiência em fazer bonecas de pano. Agora, expandiu o talento com a imagem santa. Cada peça custa, e´m média, R$ 25,00.

"A ideia de trabalhar com a confecção de bonecas e o santo em tecido vem da minha filha Sônia Freitas, que é educadora no município e teve sua infância brincando de boneca. Ainda por cima, ela é devota de São Francisco", conta ela.

Ela tinha vontade de montar um negócio próprio que envolvesse a criação de brinquedos. "Minha ideia era fabricar brinquedos. Mas não sabia o quê exatamente. Um belo dia, minha filha chegou com uma revista de bonecas de pano para mim. Eu me encantei e comecei a quebrar a cabeça para tentar fazer", rememora. Vovó Zenilda, como é conhecida, entrou no negócio em abril passado.

Agora, já produz três bonecas e cinco São Francisco por dia. No início, fazia tudo sozinha e vendia diretamente para clientes da própria cidade. "Fazia as bonecas para vender mais para pessoas conhecidas. Mas, aos poucos, a notícia foi se espalhando e tivemos uma procura cada vez maior. Já vendi para presentes em Fortaleza, Brasílica e Rio Grande do Sul". comemora.

O neto Erivan Filho criou o site "As Bonecas da Vovó Zenilda". Agora, muitas pessoas acessam. Com cabelo de lã e roupas exclusivas, as bonecas de pano têm o rosto pintado à mão. Com amor e dedicação, a artesã confecciona os artigos com a ajuda de uma filha e uma neta que auxiliam no enchimento e no corte dos moldes.

Feitas em malha de algodão, as bonecas têm roupa própria, cabelos feito em lã, rosto pintado à mão e futuramente, terá até "certidão de nascimento". "Virá com o nome da boneca e a data que nasceu - que é o dia que ela ficou pronta", diz ela. " É gostoso quando entra a criança e se identifica ao saber o nome na boneca", justifica.

E quem pensa que o público alvo do produto é exclusivamente de crianças se engana. "Vendemos para adultos também. As bonecas vão para decoração de quartos, para as crianças brincarem e até para pessoas que têm mal de Alzheimer. Dizem que é super indicado e muitas senhoras realmente procuram", conta.

Ela diz que, no começo, teve de enfrentar a descrença das pessoas que acreditavam que o negócio não dia dar certo. Sua filha Sônia Freitas, uma educadora que utiliza as bonecas negras para dar aula de igualdade racial, concorda com a viabilidade do negócio. "A fábrica de bonecas é uma motivação para que a cultura do brincar se mantenha entre as crianças", afirma ela.

Mesmo com a era digital, a Vovó Zenilda está convencida de que o "retrô" ainda desempenha papel importante na vida das pessoas, com o amor aos brinquedos artesanais.

Zenilda confecciona o padroeiro de Canindé com o mesmo material que faz as bonecas de pano. O produto é uma inovação do mercado FOTO: A. C. ALVES

Mais informações

Artesanato em tecidos
Rua Dr. Campelo, 322
Alto Guaramiranga
Canindé
Telefone: (85) 9628.7171

ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR