Tricolor tomou gol de empate aos 48 minutos do segundo tempo

Paraná 1 x 1 Atlético-GO

Curitiba, PR - Foi sofrido, mas o Paraná conseguiu recuperar a vaga dentro do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, o time paraense não esteve em sua melhor forma, empatou com o Atlético-GO, por 1 a 1, no Estádio Durival de Britto, em Curitiba, no encerramento da 31ª rodada, mas confirmou o retorno.

O Paraná havia caído para o quinto lugar com a vitória do Avaí sobre o Paysandu, por 2 a 0, mas com o resultado desta terça-feira subiu para os 50 pontos, tomando o quarto lugar dos catarinenses no saldo de gols (18 a 8). Já o Atlético-GO segue afundado na zona de rebaixamento com 31 pontos, quatros atrás do ABC, primeiro time fora da degola.

O jogo
Mesmo contando com o retorno do meia Lúcio Flávio, o Paraná teve dificuldades de criar jogadas no começo da partida. Isto porque o Atlético-GO fechou a entrada da área e não deu espaços para o adversário e saiu rápido em contra-ataques. Justamente desta forma, Bida criou a primeira chance de gol ao finalizar com perigo.

Com o passar do tempo, o técnico Dado Cavalcanti fez uma mudança tática, abrindo os atacantes e adiantando Ricardo Conceição. As alterações fizeram efeito e o Tricolor passou a frequentar mais o campo de ataque, sempre jogando pelos lados. Reinaldo e Kayke assustaram Márcio, mas não marcaram.

No restante do primeiro tempo, o Paraná seguiu buscando espaço para penetrar na defesa do Dragão, mas não conseguiu nada de perigoso. O Atlético-GO, por sua vez, abusou um pouco das faltas para interromper o jogo e teve dois jogadores amarelados em dez minutos.

Segundo tempo
A volta dos vestiários foi muito mais do Atlético-GO do que do Paraná. A estratégia do primeiro tempo continuava funcionando. Os donos da casasimplismente não conseguiam chegar ao campo de ataque e sofriam com os contra-ataques do adversário.

Em um deles, Anselmo chegou a balançar as redes, mas a arbitragem anulou alegando impedimento. Em outro, Fábio Lima arrancou e bateu forte. Luis Carlos espalmou para o meio da área, mas Juninho não soube aproveitar.

De tanto insistir, o Paraná conseguiu abrir o placar num lance mais de sorte do que qualquer outra coisa. Após cruzamento de Paulinho da esquerda, Guilherme Santos não conseguiu fazer o corte e a bola sobrou para Luisinho, que finalizou na trave. No rebote, o próprio atacante empurrou para o gol.

No final, o Paraná conduzia bem a partida para comemorar a vitória, mas foi surpreendido. Aos 48 minutos, após levantamento para o centro da área, Jorginho aproveitou desvio, dividiu com o goleiro Luis Carlos e empurrou para o gol.

Próximos jogos
O Paraná volta a campo contra o Joinville, no próximo sábado, às 16h20, na Arena Joinville, em Santa Catarina. Já o Atlético-GO recebe a Chapecoense, na próxima sexta-feira, às 19h30, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.