Tabuleiro do Norte. A Secretária de Assistência Social deste município lançou o Projeto Chá do Saber, voltado pata o atendimento a pessoa idosa. O programa é uma nova roupagem do clube do vovô, que prioriza a socialização e valorização das vivências. Inaugurado no último mês de junho, atualmente o "Chá" reúne cerca de 150 idosos por encontro.
Os frequentadores conversam, jogam baralho, dominó e dançam muito forró. O encontro é realizado quinzenalmente, todas as quintas feiras, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do centro de Tabuleiro do Norte
Grupos de vivência para pessoa idosa são uma das ações dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além do atendimento às crianças e gestantes. Neste município duas unidades do Cras realizam o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, uma delas se localiza no centro da cidade e a segunda, o Cras Rural, leva as ações para o Distrito de Olho D´água da Bica.
Atendimento
De acordo com a titular da pasta, Elizabete de Freitas Maia, a ampliação do atendimento aos idosos foi um pedido da população. "Esse projeto havia sido interrompido durante um tempo e diante da necessidade da população ele foi reativado este ano desta forma, com uma nova proposta", conta.
O Chá do Saber tem o intuito de valorizar os conhecimentos e vivencias, aumentar a autoestima, proporcionar socialização e dar oportunidade para que as pessoas na melhor idade exerçam atividades que despertem a criatividade e a satisfação. "As pessoas não envelhecem a alma, envelhecem o corpo, então esse grupo continua gostando das coisas que faziam quando eram mais jovens, o que falta é lhe proporcionar oportunidade", afirma Elizabete. O encontro é realizado quinzenalmente, todas as quintas feiras, no Cras do centro da cidade.
O chá com biscoitos e bolos é servido às 17 horas, onde durante o momento há uma conversa em torno de uma temática. "Eis a proposta do nome chá, que é servido aos idosos em todo começo de encontro. Depois há um momento de conversa, sobre um tema como, por exemplo a adolescência e eles são questionadas como era a adolescência no tempo deles, e a partir daí eles vão conversando e trocando experiências", explica a Secretária.
O que é conversado nas mesas é socializado com o restante, através de expressões artísticas como teatro de música. Ainda de acordo com Elizabete, em cada mesa há um mediador, que esta ali somente para ouvir as conversas. "A única coisa que uma pessoa idosa quer é um pouco de atenção para conversar".
Eles conversam, jogam baralho, dominó e dançam muito forró. É um momento de lazer especialmente para eles, que chega a reunir 150 pessoas por encontro. O Chá do Saber é voltado para toda população idosa do município que fazem parte, ou não, dos grupos de vivencias dos Cras. Nos encontros quinzenais a secretaria envia um carro para buscar o grupo em Olho D´água da Bica.
"Todas as quintas pela manhã eles participam do grupo de convivência, e quinzenalmente a noite eles vem pra cá. Eles gostam disso, é um momento importante para eles", ressalta. O Chá do Saber foi lançado no último mês de junho e tem superado em número a participação.
"Ficamos felizes desse projeto esta sendo muito bem recebido pela população. A secretaria de cultura do município quer fazer uma parceria conosco para transformar as conversas em um livro sobre a memória do povo de Tabuleiro do Norte", conta Elizabete Freitas.
Os encontros do Chá do Saber terminam por volta das 21 horas, depois de muito forró pé de serra. Um caldinho é oferecido para repor as energias antes de eles irem para casa.
Além da dança, do teatro e da música, o projeto tende a ampliar a oferta de atividades. "A tendência daqui pra frente é crescer, atendendo mais pessoas para que elas tenham mais qualidade de vida", conclui a secretária de Tabuleiro do Norte.
Mais informações:
Secretaria de Assistência Social de Tabuleiro do Norte
Rua Padre Clicério, 4605,
Bairro São Francisco
Telefone: (88) 3424.3100
Ellen Freitas
Colaboradora
Comentários