Polícia prende casal suspeito de matar universitária no interior de MG

Segundo polícia, eles foram levados para Pouso Alegre onde serão ouvidos. Larissa Gonçalves de Souza, de 21 anos, foi morta em Extrema (MG).

Suspeitos de matar universitária foram levados para Pouso Alegre (Foto: Daniela Ayres/G1) Daniela AyresDo G1 Sul de Minas A Polícia Civil prendeu o casal suspeito de executar a jovem Larissa Gonçalves de Souza, de 21 anos, em Extrema (MG). Segundo a polícia, o garoto de programa Valdeir Bispo dos Santos (conhecido como "Henrique") e a enfermeira Rosiane Rosa da Silva (a "Rosa"), foram presos em  São Paulo na noite desta segunda-feira (9) e depois levados para o Presídio de Pouso Alegre (MG). Um dos suspeitos está sendo ouvido na tarde desta terça-feira (10) na delegacia regional da cidade junto com o comerciante José Roberto Freire e o sobrinho dele, Wellington Luiz Freire Cordeiro, que já estavam presos. Policiais Civis de São Paulo também devem ouvir o comerciante sobre outros crimes pelos quais ele é acusado. Mais cedo, a polícia havia informado que três suspeitos tinham sido detidos, o que foi corrigido pouco depois. As investigações apontam que a morte da jovem, com requintes de crueldade, teria sido encomendada por RS 1 mil pelo comerciante, que teria um caso com Lucas Gamero, namorado dela. Três suspeitos já cumpriam prisão temporária: o comerciante José Roberto Freire; o namorado de Larissa: Lucas Gamero e Wellington Luiz Freire Cordeiro, sobrinho do comerciante. José Roberto disse à polícia que quem teve a ideia e pagou pelo sequestro foi o namorado da menina. Em depoimento, ele afirmou ter uma relação amorosa com Lucas. O jovem nega tudo. "Ele negou participação, negou envolvimento com José Roberto, negou ter dado dinheiro, negou ser o mentor intelectual do crime", disse o delegado Valdemar Lídio Gomes Pinto.

Larissa e Lucas se conheciam há 4 anos e começaram a namorar no ano passado em Extrema (Foto: Reprodução EPTV)
Larissa e Lucas se conheciam há 4 anos e começaram a namorar no ano passado em Extrema (Foto: Reprodução Facebook)
José Roberto Freire morava há dois anos em Extrema. Ele é dono de uma loja de roupas e contratava jovens para desfiles de moda. Lucas Gamero já havia desfilado para ele. Clientes descrevem o comerciante como uma pessoa discreta, mas a polícia descobriu que ele já tinha outras passagens pela polícia. Ele é investigado por desviar R$ 60 mil da Prefeitura de Avaré (SP) e também é suspeito de matar um ex-companheiro em 2012. Uma tia de Larissa contou que a jovem já tinha reclamado do comportamento de José Roberto anteriormente. "Ele não gostava dela, isso ela sempre falou", disse a tia, Nadir da Fonseca Oliveira. Larissa morava na zona rural de Extrema. Segundo a família, Lucas, o namorado que está preso, ia até a casa dela com frequência. A família diz que nunca suspeitou do rapaz. Larissa e Lucas se conheciam há 4 anos e já tinham sido vizinhos anteriormente. Lucas era modelo e estudava administração na mesma faculdade que ela. Eles começaram a namorar no ano passado. No velório da namorada, o rapaz, que agora está sob suspeita, chorou de joelhos na frente da mãe da jovem.
Corpo de jovem de 21 anos foi encontrado na tarde de terça-feira em Extrema (Foto: Reprodução Facebook)
Missa em homenagem à Larissa Gonçalves de Souza reuniu centenas de pessoas em Extrema (MG) (Foto: Reprodução Facebook)
Crueldade O corpo de Larissa foi encontrado na terça-feira (3) na Serra do Lopo, ponto turístico da cidade, após ser jogado de uma ribanceira de cerca de 30 metros. Segundo a médica legista que atendeu o caso, o corpo estava em estado avançado de decomposição e apresentava diversos sinais de violência. "Ela estava com o corpo amarrado. Os punhos estavam amarrados aos tornozelos com fios elétricos. Pelos sinais, tudo indica que ela foi amarrada em vida. A cabeça foi toda envolta com uma fita adesiva e o corpo foi encontrado dentro de uma sacola de transporte", disse a legista Tatiana Telles Koeler de Matos. Ainda segundo a médica legista, o estado em que o corpo foi encontrado dificultou a avaliação técnica e não permite precisar como ela foi morta. "Como a cabeça estava envolta em fita adesiva, eu não tinha elementos técnicos para dizer se a morte se deu pela asfixia por obstrução das vias áreas pela fita adesiva ou se ela morreu pelo estrangulamento", afirmou Tatiana Koeler. O corpo da jovem foi velado ainda durante a noite de terça-feira (3) e enterrado na madrugada de quarta-feira (4) no Cemitério Municipal de Extrema. Centenas de pessoas acompanharam o velório e o sepultamento. Na noite de quarta-feira, amigos e familiares se reuniram no Santuário de Santa Rita de Extrema para prestar as últimas homenagens para a estudante.
Policiais que investigam o caso dão detalhes sobre crime durante entrevista coletiva em Extrema (Foto: Régis Melo)
Policiais que investigam o caso dão detalhes sobre crime durante entrevista coletiva em Extrema (Foto: Régis Melo)
Envolvimento do namorado A polícia investiga o envolvimento do namorado da jovem no crime. Gamero teve a prisão temporária decretada após depoimento de Freire à polícia, que o apontou como mandante do assassinato. Segundo o delegado Valdemar Lídio Gomes Pinto, que investiga o caso, uma testemunha teria provado que o comerciante e o namorado da jovem tinham um relacionamento amoroso. O delegado também teria dito que foi o namorado quem deu o dinheiro para que um casal fosse contratado em São Paulo (SP) para a execução do crime. "Segundo o que está preso, José Roberto, ele [Lucas Gamero] tem envolvimento no fato sim. Ele teria dado a ideia do sequestro e da morte. São declarações do José Roberto. Agora nós vamos tomar as declarações Lucas e procurar outros meios de prova para certificar dessa realidade ou não", disse o delegado. "O Lucas não queria que se tornasse pública a condição de homossexual dele", completou.
Conforme a polícia, o casal que executou o crime teria sido contratado por um garoto de programa, a pedido do comerciante que está preso. "No dia, José Roberto entrou em contato com o garoto de programa e marcou na praça. Esse rapaz veio com uma mulher que ele [Freire] não sabe o nome e foi direto para o pátio da rodoviária. Eles já sabiam a rotina da Larissa", diz o delegado. "Depois que ela chegou, eles já a abordaram e seguiram em direção à casa [de Freire]. Ela foi morta na casa dele. Depois, eles enrolaram o corpo e desovaram", explicou Valdemar Pinto. Pais não acreditam em participação Os pais de Larissa não acreditam que Gamero esteja envolvido de alguma forma no crime. "Neste momento, pra mim, o Lucas não tem participação. Até que se prove o contrário, ele é inocente", afirmou o pai de Larissa, Luís Carlos Gonçalves de Souza.
Pais de Larissa aguardam notícias sobre o caso do lado de fora da delegacia em Extrema (Foto: Régis Melo)
Pais de Larissa aguardavam notícias sobre o caso do lado de fora da delegacia em Extrema (Foto: Régis Melo)
"O delegado disse que pediu a prisão preventiva dele, mas não sabemos o por quê. Seria uma decepção total, porque ele participava diretamente com a minha família, mas eu não acredito nisso, eu não acredito", disse. A mãe de Larissa também não acredita nesta versão e disse que saberia se a filha tivesse descoberto que o namorado tinha uma relação homossexual. "Isso não, porque ela teria me falado, ela era muito confidente comigo", disse a mãe Maria Nicéia de Oliveira Souza. Revolta dos moradores Após o anúncio de que o corpo foi encontrado e o suspeito foi preso, moradores de Extrema, revoltados, depredaram a loja de roupas de Freire. A Polícia Militar chegou a isolar a área, mas o grupo de cerca de 500 pessoas passou pelo bloqueio e ateou fogo ao local, que ficou destruído.
Loja de suspeito ficou destruída após revolta de moradores em Extrema (Foto: Régis Melo)
Loja de suspeito ficou destruída após revolta de moradores em Extrema (Foto: Régis Melo/G1)