Onda de calor deve atingir áreas de quatro regiões do Brasil a partir deste sábado, diz Climatempo
Termômetros podem registrar de 37°C a 39°C em áreas do país.
Sol forte na região de Carapicuiba, na grande São Paulo (SP). — Foto: ALOISIO MAURI-CIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Temperaturas podem chegar a 42°C em pontos do Centro-Oeste e do Norte. Período de calor excepcional deve durar até quinta-feira (20) e também terá ar muito seco.
Por Roberto Peixoto, g1- 14/08/2026
• Uma onda de calor atingirá áreas do Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil entre este sábado (15) e a próxima quinta-feira (20), diz a Climatempo.
• O fenômeno é provocado pelo fortalecimento de uma área de alta pressão. Esse sistema bloqueia frentes frias e reduz a formação de nuvens.
• As temperaturas devem ficar pelo menos 5°C acima da média por 5 dias seguidos. Termômetros podem registrar de 37°C a 39°C em áreas do país.
• A umidade do ar cairá a níveis entre 12% e 20% em estados do Centro-Oeste e interior. Diversas capitais podem registrar novos recordes de temperatura de 2026.
• O ar frio causará queda discreta nas temperaturas no Rio de Janeiro e leste paulista até sábado (15). Uma frente polar trará alívio na quinta-feira (20).
Uma onda de calor deve atingir parte do Brasil entre este sábado (15) e a próxima quinta-feira (20), segundo previsão da Climatempo.
O fenômeno deve alcançar áreas do Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul, com temperaturas muito acima do normal para esta época do ano.
Ainda de acordo com a Climatempo, o episódio será provocado pelo fortalecimento de uma área de alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil.
Na prática, esse sistema funciona como uma espécie de bloqueio, dificulta a chegada de frentes frias ao centro do país e reduz a formação de nuvens.
Com mais horas de sol e pouca chuva, o ar que já vinha quente nos últimos dias deve aquecer ainda mais.
A previsão também chama atenção por ocorrer durante o inverno, período em que algumas áreas do país costumam registrar tardes mais quentes e secas, especialmente na segunda metade da estação.
➡️ ENTENDA: Uma onda de calor acontece quando as temperaturas permanecem muito acima da média por vários dias seguidos. No critério usado pela Climatempo nesta previsão, são consideradas as áreas com pelo menos cinco dias consecutivos de temperaturas 5°C ou mais acima da média para o período.
As regiões que devem entrar nessa condição incluem o norte e o oeste do Paraná, boa parte do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e as regiões de Campinas e Sorocaba, além do Triângulo Mineiro.
No Centro-Oeste, a previsão aponta onda de calor em todo Mato Grosso do Sul, todo Mato Grosso e partes de Goiás. No Norte, o fenômeno deve alcançar áreas de Rondônia, Pará e Tocantins.
Mesmo fora da área classificada como onda de calor, outras partes do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste devem enfrentar temperaturas bem acima do normal nos próximos dias.
No norte e oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no noroeste de Minas Gerais, por exemplo, os termômetros podem chegar a 37°C a 39°C. Valores semelhantes são esperados no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, Tocantins, sul do Pará e Rondônia.
No Sul, o calor mais intenso deve se concentrar no Paraná. As máximas podem alcançar 35°C a 37°C no norte e oeste do estado. No oeste de Santa Catarina e no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, as temperaturas podem ficar entre 32°C e 34°C até o início da próxima semana.
A tendência é de mudança a partir de quinta-feira (20) em parte do Sul, em Mato Grosso do Sul, no oeste paulista e no sul de Mato Grosso, com a chegada de ar frio de origem polar.
Além das temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar também deve cair bastante. Segundo a Climatempo, índices entre 21% e 30% podem ser registrados em extensas áreas do interior do país, e em pontos do Centro-Oeste os valores podem ficar abaixo de 20%.
Os níveis mais baixos, entre 12% e 20%, são previstos para o norte e oeste de São Paulo, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, estados do Centro-Oeste e Tocantins.
A Climatempo também aponta possibilidade de novos recordes de temperatura de 2026 em algumas capitais.
Entre elas estão Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Teresina (PI).
Todas essas cidades já registraram máximas elevadas neste mês ou ao longo do ano, e o fortalecimento do bloqueio atmosférico pode elevar ainda mais as temperaturas nos próximos dias.
No litoral do Sudeste, a situação será um pouco diferente no início do período. O ar frio associado a uma frente fria deve provocar uma queda discreta nas temperaturas em áreas do sul e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro até sábado.
Essa massa de ar frio, porém, deve seguir em direção ao oceano e não avançar pelo interior do país. A partir de domingo (16), as temperaturas voltam a subir rapidamente nessas áreas.
No Espírito Santo, o aquecimento deve ganhar força a partir de segunda-feira (17).
https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2026/08/14/onda-de-calor-climatempo.ghtml



Comentários