Cel Humberto Bezerra (Dir) com o irmão Adauto Bezerra (Foto Márcia Travessoni)
O Ceará está de Luto, a política, o comércio, a indústria, a agricultura, o sistema financeiro e outras linhas de negócios perderam um grande homem, nesta sábado (28), em Fortaleza, morreu o ex-vice-governador do estado, Francisco Humberto Bezerra, popularmente Cel Humberto Bezerra, irmão gêmeo do ex-governador Adauto Bezerra, o mesmo ultimamente estava vivendo com saúde debilitada.
Humberto Bezerra, nasceu em Juazeiro do Norte, aos 03 dias de julho de 1926, iria completar 94 anos em julho próximo, foi um homem brilhante como cidadão, dos bancos escolares de sua época a honrosas posições de destaque, se formou na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ) nos anos 1940 e chegou à patente de coronel do Exército. Era casado com Norma Bezerra.
Vida pública
Prefeito de Juazeiro do Norte e vice-governador do Ceará.
Deputado Federal pelo CE no período 1967 a 1971, pelo partido ARENA.
Deputado Federal pelo CE no período 1975,1978-1979.
É importante destacar, que Humberto Bezerra, por amor ao seu estado Ceara, licenciou-se do mandato de Deputado Federal na Legislatura 1975-1979, para assumir o Cargo de Secretário para Assuntos Municipais do Governo do Ceará, de 10 de junho de 1975 a 07 de março de 1978.
Em outros pleitos na política, Cel Humberto, fez parte de importantes comissões permanentes como: Economia: Membro e Suplente, 1967; Fiscalização Financeira e Tomada de Contas: Membro, 1967 e Vice-presidente; Serviço Público: Membro, 1975; Segurança Nacional: Suplente, 1975, e Ciência e Tecnologia: Suplente, 1978.
Cel Humberto Bezerra, deixa um grande legado na política pública do estado do Ceará, sua contribuição politica-administrativa foi muito valiosa como prefeito de Juazeiro do Norte, e como vice-governador do Ceará, na Câmara Federal sempre defendeu com apreço e honra projetos de interesse da sociedade cearenses, outros segmentos do desenvolvimento e progresso do estado também perdem uma de suas extraordinárias referências.
De acordo com as informações, em ato reservado a família o corpo será cremado em Fortaleza e posteriormente as exéquias funerais será em Juazeiro do Norte.
Muitos barbalhenses viveram estreitos laços políticos com o Cel Humberto Bezerra, asseguradamente: Agostinho José dos Santos, João Teixeira de Luna (Dindim – im memorian), Francisco Saraiva (im memorian), e muitos outros políticos de Barbalha.
Silva Neto