Criança de 5 anos morre após ser soterrada em deslizamento provocado por chuva no RJ

Chuva, deslizamentos, desabamentos de imóveis, quedas de árvores e alagamentos em diversos pontos do município.

Criança foi identificada como Maria Eduarda dos Reis Norberto, de 5 anos. — Foto: Divulgação/Redes Sociais 

Deslizamentos de terra foram registrados na noite de segunda-feira (9). — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

Criança de 5 anos morre após ser soterrada em deslizamento provocado por chuva no RJ

Vítima foi identificada como Maria Eduarda dos Reis Norberto. Caso aconteceu no bairro Siderlândia, em Barra Mansa.

Por Guilherme Almeida, Lydia Reis - 10/02/2026 

Uma criança morreu no hospital após ser soterrada durante um deslizamento de terra na noite de segunda-feira (9), em Barra Mansa (RJ). A morte foi confirmada pela prefeitura na manhã desta terça-feira (10), em uma nota de pesar.

A menina foi identificada como Maria Eduarda dos Reis Norberto, de 5 anos. Ela estava em casa no momento do ocorrido, no bairro Siderlândia, um dos mais afetados pelo forte temporal que atingiu a cidade.

A prefeitura informou que Maria Eduarda foi socorrida e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. Ao longo da madrugada desta terça-feira, ela sofreu sete paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. A administração municipal decretou o luto oficial de três dias. 

Segundo a Defesa Civil, a chuva intensa provocou deslizamentos, desabamentos de imóveis, quedas de árvores e alagamentos em diversos pontos do município. Em três horas, foram registrados 72 milímetros de chuva.

Outras quatro pessoas ficaram feridas no incidente. O pai de Maria Eduarda sofreu escoriações e já recebeu alta. Uma irmã da vítima fatal, de 2 anos, teve uma fratura no crânio, passou por cirurgia e segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A terceira vítima é outra menina, que teve ferimentos leves e também já recebeu alta. A quarta pessoa ferida não teve o estado de saúde divulgado.

Transtornos causados pela chuva

De acordo com a Defesa Civil, foram contabilizados 18 deslizamentos de terra, seis desabamentos de imóveis, três desabamentos de muros, quatro quedas de árvores e 12 pontos de alagamento severo. Também houve o transbordamento dos rios Barra Mansa e Bocaina e o desabamento de uma ponte.

Além do Siderlândia, os bairros mais afetados foram Nova Esperança, Boa Sorte, São Luiz, Piteiras, Jardim América, Saudade, Santa Clara, Goiabal, São Judas, Monte Cristo, Abelhas e o Centro.

A Prefeitura informou que dois pontos de apoio foram disponibilizados para a população, no Clécio Penedo e no Humberto Chiesse. Equipes estão nas ruas para ajudar na limpeza das vias e prestar suporte aos moradores afetados.

Em casso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e Corpo de Bombeiros pelo 193.

Nota da prefeitura

"A Prefeitura de Barra Mansa informa, com profundo pesar, o falecimento da criança de 5 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, em decorrência dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na noite de segunda-feira (09).

O prefeito Luiz Furlani, em nome da administração municipal, manifesta solidariedade e condolências aos familiares e amigos, colocando toda a estrutura do Poder Público à disposição para prestar apoio neste momento de dor.

— Recebemos essa notícia com muita tristeza. Nos solidarizamos com a família e reforçamos que a Prefeitura de Barra Mansa seguirá oferecendo todo o suporte necessário, tanto no acompanhamento do caso quanto no amparo aos familiares — destacou o prefeito Furlani.

A Prefeitura segue acompanhando a situação junto às equipes da Saúde, Assistência Social e demais órgãos envolvidos, reforçando o atendimento às famílias afetadas e com as ações de resposta e recuperação após as chuvas."

https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2026/02/10/crianca-de-5-anos-morre-apos-ser-soterrada-em-deslizamento-provocado-por-chuva-no-rj.ghtml