Na manhã deste sábado (28), cerca de 100 policiais militares se posicionaram no entorno do giradouro do conurbado Triângulo Crajubar, para cumprir determinação do Ministério Público Federal do Ceará e Ministério Público do Estado do Ceará, com a recomendação de impedir a realização de uma carreata articulada por comerciantes e empresários com objetivo de por fim o decreto do governo do estado, que, em defesa da saúde da população cearense tomou medidas de isolamento social e determinou o fechamento do comércio, da indústria e de outros segmentos como cinemas, bares, restaurantes e shopping, ao mesmo tempo mantendo aberto os segmentos de atendimento de primeira necessidade ao povo nas áreas de alimentação, saúde e segurança pública.
Recomendação
A Justiça do Estado do Ceará expressou recomendação à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), posicionamento firme na adoção de medidas para impedir a realização de carreatas no âmbito do Estado do Ceará, com a finalidade de evitar aglomerações que propaguem o avanço do Covid-19 o novo coronavírus. Pedido visa combater a "propagação acelerada do Covid-19" e foi enderença ao titular da SSPDS, André Costa, e à Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). Recomendação vale para todos os municípios do Ceará.
O documento pede ainda que sejam tomadas medidas e sejam feitas as diligências necessárias para identificar responsáveis por eventuais organizações proibidas. "Empreendam diligências visando identificar os responsáveis pela promoção dos eventos, a fim de que a Polícia Judiciária e o Ministério Público possam, conforme o caso, apurar e promover as responsabilidades no âmbito criminal e civil", diz o texto 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza – Defesa da Saúde Pública.
Com o giradouro ocupado pela Polícia Militar a carreata não aconteceu, sendo mais uma vitória do povo da Região do Cariri contra o Covid 19 (Coronavírus), no cumprimento do decreto do Governo do Estado do Ceará.
Silva Neto
Polícia Militar ocupa giradouro do Crajubar cumprindo determinação da justiça e carreata pelo fim do isolamento não acontece (Imagem cedida por Assis Ferreira ao diariodocariri.com)