Roça de maconha de 3 hectares é encontrada em terreno de ex-prefeito do Piauí; dono da plantação é preso

O local onde a droga foi encontrada é próximo a divisa dos estados do Piauí e Bahia.

Roça de maconha de 3 hectares é encontrada em terreno de ex-prefeito do Piauí — Foto: Divulgação/SSP-PI

De acordo com a PM, se colhida, a plantação tinha a capacidade de produzir até 13 toneladas de entorpecente. Durante a operação, cinco pessoas foram presas, entre elas o ex-prefeito de Sebastião Barros.

Por g1 PI - 08/03/2025 

Roça de maconha de 3 hectares é encontrada em terreno de ex-prefeito do Piauí

Um roça de maconha de 3 hectares foi encontrada pela Polícia Militar em Sebastião Barros, a 975 km de Teresina. Conforme a PM, a plantação estava no terreno de um ex-prefeito do municí-pio. Ele e outras quatro pessoas foram presas. A droga foi incinerada neste sábado (8), e essa é a 4ª apreensão de roça de maconha em menos de um mês no estado. 

O local onde a droga foi encontrada é próximo a divisa dos estados do Piauí e Bahia. De acordo com a PM, se colhida, a plantação tinha a capacidade de produzir até 13 toneladas de entorpecente.

Durante a operação, cinco pessoas foram presas, entre elas uma mulher. Os suspeitos são naturais dos estados do Maranhão, Piauí e Pernambuco. Além do plantio, os policiais apreenderam um rifle calibre .22, duas armas calibre .380 e .40, munições, uma caminhonete e materiais utilizados para a comercialização da droga.

"A operação foi autorizada ainda na tarde de quinta-feira (06). Nossas tropas se deslocaram para a região de Corrente e, com apoio das forças de segurança da Bahia, conseguimos retirar de circulação cerca de 13 toneladas de drogas, que poderiam destruir muitas famílias piauienses e do estado vizinho”, destacou o comandante-geral da PM-PI, Scheiwann Lopes. 

Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Corrente, onde permanecem à disposição da Justiça.

4ª apreensão de roça de maconha

Essa apreensão de plantação de maconha é a 4ª em menos de um mês no estado. Três foram realizadas no Sul do Piauí (nos municípios de Dom Inocêncio, Capitão Gervásio Oliveira e Sebasti-ão Barros) e uma no Norte (em São João da Serra).

No dia 12 de fevereiro, a policia encontrou uma plantação de maconha de aproximadamente 1 hectare, que produziria cerca de seis toneladas da droga. Um homem de 48 anos foi preso. Dois dias depois, em 14 de fevereiro, outra roça de 3 hectares foi encontrada e quatro pessoas presas.

No dia 20 de fevereiro, a polícia desarticulou duas roças de maconha, uma próxima a outra na localidade Lagoa dos Bois, na zona rural do município de Capitão Gervásio Oliveira. Um jovem de 23 anos, identificado apenas pelas iniciais A.G. de S., foi preso em flagrante.

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/03/08/roca-de-maconha-de-3-hectares-e-encontrada-em-terreno-de-ex-prefeito-do-piaui-4a-apreensao-em-um-mes.ghtml