Chuva no RS: casa arrastada entre Rio das Antas e Rio Taquari, na Serra Gaúcha

O número de cidades gaúchas afetadas pelas chuvas subiu para 143 em uma nova atualização da Defesa Civil estadual

 casa teria sido levada pela enxurrada durante a manhã na Linha Alcântara, em Bento Gonçalves. — Foto: Adriana Glanert     

A casa teria sido levada pela enxurrada durante a manhã na Linha Alcântara, em Bento Gonçalves.

Por Duda Romagna, Ana Júlia Griguol, Débora Padilha, g1 RS e RBS TV - 22/07/2026

A• Uma moradora registrou o momento em que uma casa foi levada pela correnteza do Rio Taquari. Não há registro de feridos no local.

• O Rio Taquari e o Rio Caí subiram e ultrapassaram as cotas de inundação. Em Lajeado, a prefeitura começou a remover famílias das áreas de risco.

• A Defesa Civil estadual atualizou para 143 o número de cidades gaúchas afetadas pelas chuvas. Mais de 200 pessoas estão fora de casa no estado.

• O acumulado de chuva atingiu 138 mm em Marcelino Ramos e passou de 200 mm em Paraí. Alertas de risco hidrológico foram emitidos pela Defesa Civil.

• O governo federal reconheceu a situação de emergência de 7 municípios gaúchos. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (20).

Moradora registra momento em que casa é levada pela correnteza na Serra Gaúcha

Uma moradora de Santa Tereza, na Serra Gaúcha, registrou o momento em que uma casa é levada pela correnteza (veja acima). A estrutura teria sido levada pela enxurrada durante a manhã na Linha Alcântara, em Bento Gonçalves, pelo Rio das Antas, e arrastada até o Rio Taquari, de acordo com a prefeitura. Não houve registro de feridos.

Em Encantado, o rio atingiu a cota de inundação durante a madrugada, por volta das 4h. Em Lajeado chegou a mais de 3 metros acima da cota durante a manhã. 

Por volta das 3h, quando chegou a dois metros abaixo da cota, a prefeitura de Lajeado colocou o plano de contingência em ação e começou a remover famílias das áreas de risco.

O Rio Caí também subiu nas últimas horas. O nível do rio em São Sebastião do Caí chegou a 11,01m às 8h e passou da cota de inundação, que é de 10,50m. Em Montenegro, onde a cota de inundação é de 6m, o rio chegou a 5,77m às 7h30.

Cidades afetadas

O número de cidades gaúchas afetadas pelas chuvas subiu para 143 em uma nova atualização da Defesa Civil estadual. De acordo com o órgão, os danos foram causados por chuvas intensas, vendaval, granizo, deslizamentos, alagamentos e inundações.

Mais de 200 pessoas estão fora de casa no estado: 155 estão desalojadas e 51 desabrigadas. Uma pessoa ficou ferida.

Em 12 horas, de acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuva chegou a 138 mm no município de Marcelino Ramos, no Norte do RS. Em 24 horas, o volume de chuva atingiu mais de 200 mm em Paraí, na Serra Gaúcha.

O rio se elevou 55 centímetros em Roca Sales, onde o nível chegou a 16,20m às 8h. A cota de inundação é de 18m.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu avisos de risco hidrológico, que engloba a elevação dos níveis de córregos e rios. Os rios Taquari e Caí ultrapassaram a cota de inundação, cenário que não estava previsto inicialmente. A área de maior risco, com aviso vermelho, abrange os vales da Taquari e do Caí.

Situação de emergência

Sete municípios gaúchos tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal em razão dos prejuízos causados pelas fortes chuvas registradas em maio e no início de julho deste ano.

A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (20).

Os municípios contemplados são São Sepé, Erval Seco, Liberato Salzano, Coronel Bica-co, Cerro Grande, Novo Tiradentes e Seberi.

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2026/07/22/casa-bento-goncalves-santa-tereza-correnteza.ghtml