Veículo trafegava entre La Paz e Villazón, na fronteira com a Argentina, quando saiu da pista ao fazer uma curva e capotou
Por O Globo — Rio de Janeiro - 17/02/2025
Acidente de ônibus deixa pelo menos 30 mortos na Bolívia e dezenas de feridos — Foto: Polícia Boliviana/AFP
Pelo menos 30 pessoas morreram e 15 ficaram feridas nesta segunda-feira quando um ônibus de passageiros caiu em um abismo de 800 metros de altura na cidade de Yocalla, em Potosí, no sul da Bolívia, informou a polícia. "Há pelo menos 30" mortes que foram contabilizadas e estão sendo transferidas para o necrotério, disse o coronel Victor Benavides à AFP.
O acidente ocorreu em uma estreita rodovia de mão dupla entre Potosí e Oruro. Citando a polícia, a Unitel relatou 15 feridos, sem especificar o número total de ocupantes do veículo. As autorida-des estão considerando o excesso de velocidade como primeira hipótese. O motorista aparente-mente "não conseguiu" controlar o ônibus, acrescentou o Coronel Benavides.
Os feridos foram levados para um hospital próximo, e alguns estão em estado "grave", acrescen-tou o policial. Entre os feridos estão pelo menos três menores. Este é o acidente de trânsito mais grave registrado em 2025, depois que outro ônibus saiu da estrada no final de janeiro, também em Potosí, deixando 19 mortos.
Ônibus cai em abismo de 800 metros na Bolívia e deixa ao menos 30 mortos — Foto: Polícia Boliviana/AFP
O veículo, que trafegava entre La Paz e Villazón, na fronteira com a Argentina, saiu da pista ao fazer uma curva e capotou. Cerca de 1.400 pessoas morrem nas estradas bolivianas todos os anos, principalmente devido à imprudência dos motoristas e falhas mecânicas, de acordo com dados do Ministério do Interior.
O departamento de Potosí é responsável por 10,6% de todos os acidentes de trânsito com vítimas fatais, de acordo com o Observatório Boliviano de Segurança Cidadã.
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/02/17/onibus-cai-em-abismo-de-800-metros-na-bolivia-e-deixa-ao-menos-30-mortos.ghtml