Na próxima quinta-feira (26), um dia após o Natal, 278 PMs e BMs participarão da cerimônia de promoção no Ginásio da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato, com a presença do Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, autoridades da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e convidados especiais, em solenidade que já é aguardada com grande expectativa.
Na segunda-feira (23), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, o evento foi bastante concorrido, e quinta-feira serão promovidos no Cariri mais 278 militares.
Com as promoções destes 2.459 militares, em 2024, o Governo do Ceará estima uma repercussão financeira anual de cerca de R$ 17,3 milhões.
Segundo o comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo Nascimento, finalizar o ano com a promoção é um estímulo ao policial militar. “Nós temos essa convicção, feita lá atrás pelo nosso juramento, como foi feito aqui pelos nossos policiais militares, que a promoção faz bem às instituições, aos familiares aqui presentes e a toda a sociedade. Temos muito a agradecer ao governador Elmano por tudo que têm feito. Destaco aqui a reestruturação de todas as Forças de Segurança, sancio-nada na semana passada. Isso quebra um paradigma e demonstra o compromisso do Governo do Ceará com a Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros e com a população em geral”.
Dirigindo-se aos bombeiros militares promovidos, o comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, ressaltou que a corporação é referência para o cearense. “Vocês não estão apenas recebendo a nova patente ou graduação, mas sim o reconhecimento pela dedicação, pelo empenho e pelo compromisso com a sociedade. Cada um de vocês é uma peça indispensável na missão de salvar vidas e proteger o patrimônio do nosso país, em especial do nosso Estado do Ceará. Entretanto, lembrem-se que esse momento não é apenas sobre novas insígnias, mas sobre a responsabilida-de de inspirar, liderar e representar com excelência o espírito do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará”, disse.
Promoções
Somente entre 2023 e 2024, o governador Elmano de Freitas promoveu 4.994 PMs e BMs em todo o Ceará. No ano passado, foram 2.535 profissionais que ascenderam nas duas corporações. As promoções representam parte do compromisso do Governo do Ceará em assegurar boas condições de trabalho e estimular os profissionais da Segurança Pública, já reconhecidos pela sociedade cearense pelos serviços prestados.
Desde maio de 2015, quando o então governador do Ceará, Camilo Santana, sancionou a Lei das Promoções, foi instituído um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças do Ceará. Considerando o período em que a lei entrou em vigor, 34.454 policiais e bombeiros militares foram promovidos.
Por diariodocariri.com.br / ascomgovernodocaerá