Por Guilherme de Andrade - 13/12/2024
Foto: Dário Gabriel
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (13/12), sessão solene para comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista. O evento, requerido pela deputada Larissa Gaspar (PT), com subscrição de Guilherme Sampaio (PT) e De Assis Diniz (PT), foi realizado no Plenário 13 de Maio.
A solenidade homenageou os mais de 4.700 arquitetos e urbanistas registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), reconhecendo a importância destes profissionais na formação de espaços funcionais e agradáveis.
Presidente da sessão solene, o deputado Guilherme Sampaio reconheceu a importância da classe homenageada, e ressaltou a necessidade de incluir a arquitetura e o urbanismo em debates sobre a melhoria na qualidade de vida do povo cearense.
“É impossível discutir a qualidade de vida do nosso povo e não considerar a contribuição da arquitetura. É impossível discutir o enfrentamento à crise climática desconsiderando a contribuição da arquitetura e do urbanismo. É impossível discutir a produtividade da economia de determinada sociedade desconsiderando a contribuição da arquitetura e do urbanismo”, frisou.
Foram homenageados com certificados Napoleão Ferreira da Silva; Nicia Paes Bormann; o Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (Iaud - UFC); o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); a Superintendência de Obras Públicas (SOP/CE); o arquiteto da Cooperativa do Semiárido Cearense (COOSEMCE), Jonas Rodrigues Pinheiro; o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Arquiteto Napoleão Ferreira destaca importância histórica da categoria - Foto Dário Gabriel
Em nome dos homenageados, o arquiteto Napoleão Ferreira enfatizou a importância histórica da classe. Ele lembrou que estes profissionais são “responsáveis por boa parte do patrimônio cultural de um povo”, por terem feito “várias obras significativas ao longo da história antiga e contemporânea que mostram a relevância do patrimônio cultural”.
“É significativa a contribuição e a responsabilidade desses profissionais que são responsáveis pela qualidade do espaço construído. Essa é a nossa responsabilidade na arquitetura”, completou Napoleão.
Assessor de Assuntos Municipais do Governo do Estado do Ceará e representante do governador Elmano de Freitas (PT), Artur Bruno relembrou de nomes importantes da arquitetura cearense para elogiar e reconhecer o valor da classe na atualidade.
“Não poderia esquecer jamais o Campelo Costa, que não só era grande arquiteto, mas grande intelectual, que deu grande contribuição ao Estado do Ceará. E vocês arquitetos têm disso. Muitos de vocês são escritores, são poetas, são historiadores. Desconheço alguém que conhecesse melhor o histórico de Fortaleza que Liberal de Castro”, elogiou.
A mesa da sessão solene foi composta pelo deputado Guilherme Sampaio; pelo assessor especial para Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur José Vieira Bruno; pela promotora de justiça, Daniele Carneiro Fontenele; pelo presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB/CE), Jefferson John; pela presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Brenda Rolim Chaves; pelo conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Lucas Rozzoline; e pelo presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Odilo Almeida.
https://www.al.ce.gov.br/noticias/48305-alece-reconhece-importancia-da-arquitetura-e-do-urbanismo-na-sociedade