Em Barbalha, a comunidade do Sítio Lagoa hoje encerra os festejos religiosos em louvores a Santa Luzia, a festa chega ao seu final com participação da comunidade local e de outras comunidades que participaram das celebrações como convidadas.
Programação de hoje, alvorada festiva aconteceu às 06hs da manhã, procissão de Santa Luzia será às 18hs saindo da casa da devota Elania de Albuquerque, e às 7hs da noite missa solene de encerramento da festa. É o que nos informa a religiosa amiga, Enaise Freitas.
Pela igreja católica é uma festa religiosa que ocorre a 13 de dezembro, dia consagrado a Santa Luzia padroeira dos olhos e da visão.
A Igreja Católica celebra a sua memória litúrgica no dia 13 de dezembro.
Festa tradicional e popular, é celebrada principalmente na Escandinávia, em partes dos Estados Unidos no Brasil, e em alguns países da Europa do Sul, como Portugal.
Antes da reforma do Calendário Gregoriano, que ocorreu no Século XVI, no Hemisfério Norte o Dia de Santa Luzia encontrava-se mais perto do Solstício de Inverno.
Como parte das celebrações tradicionais é costume ver-se jovens vestidas de Santa Luzia, as quais se deslocam em grupos encabeçados por uma jovem, a qual usa na cabeça uma coroa de velas (ou luzes), enquanto todas as outras apenas seguram nas mãos uma única vela.
Silva Neto – Enaíse Freitas – imagem ilustração via google