Sessão Solene realizada a noite desta segunda-feira (9/12), a Câmara Municipal de Barbalha, sob a presidência do vereador, Odair José de Matos, outorgou Título de Cidadão Barbalhense ao padre Joaquim Ivo Alves dos Santos, pároco da paróquia de Santo Antônio, filho ilustre natural de Milagres - Ceará.
Sua caminhada religiosa é grande e extraordinária, maravilhoso pregador da Palavra de Deus, zeloso, cuidadoso e dono de um coração generoso pelo irmão em Jesus Cristo
A honrosa comenda foi entregue pela Proposição 09/2024, de autoria do vereador, João Ilanio Sampaio e coautoria do vereador, Rildo Teles, enaltecendo o homenageado pelos relevantes trabalhos como servo de Deus na evangelização da população católica de Barbalha.
No Plenário 13 de Junho, a solenidade foi concorrida por autoridades dos poderes executivo e legislativo, religiosos, empresários, familiares e personalidades convidadas prestigiaram a outorga de cidadania barbalhense ao padre Joaquim Ivo.
A Mesa da Sessão Solene foi composta pelas personalidades: Odair José de Matos (presidente da Câmara),
Catiane Landim Saraiva – Secretária de Planejamento e Gestão
Guilherme Sampaio Saraiva – Prefeito
Everton de Souza Garcia Siqueira – Vice-prefeito
E o homenageado padre Joaquim Ivo Alves dos Santos.
Com a composição da Mesa Diretora perfilada e o público presente de pé, a Sessão de Outorga do Título de Cidadão ao padre Joaquim Ivo, foi aberta com a excussão do Hino Nacional.
Os trabalhos legislativos da honraria foram conduzidos pelos presidente da Casa, Odair José de Matos.
No centro do plenário foram acolhidos os vereadores: João Ilanio Sampaio, Expedito Rildo Cardoso Xavier Teles, Dorivan Amaro dos Santos, Luana dos Santos Gouvea, e Antônio Hamilton Ferreira Lira, outras personalidades dentre as quais, Celene Queiroz, Francisco Sandoval, Jesoaldo Silva, e Geraldo Sinézio Sobrinho. As galarias do legislativo foram ocupadas por amigos, católicos, membros da coordenação da Festa de Santo Antônio e, empresários dentre os quais José Yesus, proprietário da Farmácia Conviva.
A vice-presidente da CDL de Barbalha e religiosa, Marília Amaro, por motivo superior não teve como se fazer presente, mas, pelo apreço e grande amizade ao sacerdote, enviou um buquê de rosas, que, foi entregue ao homenageado da noite, pelas esposas do vice-prefeito, senhora Júlia, e de Guilherme Saraiva, Catiane Landim.
O vereador João Ilanio Sampaio, proponente da honraria fez a leitura da Resolução Nº 09/2024, que, concedeu a entrega do Título de Cidadão Barbalhense ao padre Joaquim Ivo Alves dos Santos.
O vereador Expedito Rildo Cardoso Xavier Teles, coautor, fez a leitura do currículo do homenageado.
Com a execução do Hino Canta Barbalha, a honraria foi entregue ao padre Joaquim Ivo, pelos vereadores autores, Ilanio Sampaio e Rildo Teles.
Fizeram uso da palavra várias personalidades, dentre as quais:
João Hilário Coelho Correia
João Ilanio Sampaio
Rildo Teles
Dr. Guilherme Sampaio Saraiva
Maria Celene Sá de Queiroz
Catiane Landim Saraiva
Francisco Sandoval Barreto de Alencar
Geraldo Sinázio Sobrinho
Antônio Hamilton Ferreira Lira.
Já como novo cidadão barbalhense, o padre Joaquim Ivo, fez uso da Tribuna do Legislativo, para expressas sua alegria, felicidade, honra, e satisfação pelo título e as homenagens por todos que compareceram a Câmara Municipal. Seus agradecimentos começaram com oração e agradecimento a Deus, depois destacou com ênfase a Barbalha e sua hospitalidade, o povo acolhedor e de grande devoção ao padroeiro Santo Antônio, ele disse “Título muito me honra, mas, também me coloca mais responsabilidade nas minhas missões religiosas na evangelização do povo de Deus.”
A todos do executivo, do legislativo, em especial aos vereadores Ilanio e Rildo, aos amigos e familiares aqui presentes a minha gratidão. Conclui.
Finalizando foi oferecido um coquetel a todos.
Silva Neto
Fotos: Clodoaldo Amaro e Wescley Araújo