As festividades juninas estão quentes no coração dos barbalhenses, São João Batista é festejado nas comunidades Sítio Pelo Sinal, Sítio Correntinho, Sítio Estrela e Sítio Brejinho, todas tem irrestrito apoio das Paróquias de Santo Antônio e de São Vicente de Paulo, na programa religiosa estão sendo realizadas novenas, louvores, quermesses, missas com grande participação popular, já na parte social e folclórica pau de bandeira, bandas cabaçais, e shows musicais com grupos regionais e cantores prata de casa.
Igreja Católica celebra São João Batista que foi um pregador itinerante para os judeus
João Batista, com é chamado pelos cristãos, foi segundo o Evangelho de Lucas, o filho do sacerdote Zacarias, de classe sacerdotal e de Isabel, prima de Maria, da família de Aarão. Para a maioria das denominações cristãs é o único santo cujo nascimento e martírio (24 de Junho e 29 de Agosto) são evocados em duas solenidades, e não apenas no meio cristão; há diversos estudos elaborados sobre o tema que o colocam como uma das figuras fundamentais da Bíblia - João e o batismo de Jesus o Cristo - com este ato colocando Jesus no centro de toda história bíblica do Novo Testamento, como sendo o Messias tão aguardado, o que deu início à literatura apocalíptica do fim dos tempos.
São João Batista foi um pregador itinerante cujo aparecimento se deu na Judeia, provável lugar de nascimento, e na Galileia, na época de Herodes; João teve muitos seguidores e pregava aos judeus, dizendo que deveriam exercer a virtude e a retidão.
No Brasil durante as festas juninas, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas juninas caseiras ou em festivais com disputas com muitos quesitos, nas festas juninas é muito forte a maneira de vestir roupas bem a caráter regional, no Nordeste é muito forte o uso do xadrez para os homens e muito florido para as mulheres.
Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão em algumas regiões, em outras tem bebidas quentes, ao bem da verdade cada região tem seu jeito e a preferência popular. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.
Silva Neto – Replicado da história de João