Presidente brasileiro chegou à residência oficial do governo norte-americano acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva; eles foram recebidos por Biden. Depois, Lula e Biden se reuniram no Salão Oval.
Por g1 — Brasília
Logo no início do encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta sexta-feira (10), Lula fez três observações:
agradeceu Biden pelo cumprimento após a vitória nas eleições
agradeceu pela defesa da democracia
parabenizou Biden pelo discurso do Estado da União no Congresso norte-americano
"Três coisas para lhe dizer. Primeiro, agradecer o reconhecimento da minha posse. Segundo, o reconhecimento da sua defesa pela democracia. Terceiro, parabenizar pelo seu discurso. Cairia muito bem no Brasil", afirmou Lula.
Lula chegou à Casa Branca no fim da tarde, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. Eles foram recebidos, logo ao descer do carro, por Biden.
Depois, antes de entrarem para a reunião, tiraram fotos na porta da residência oficial do governo norte-americano.
Biden recebe Lula e Janja na porta da Casa Branca, residência oficial do governo norte-americano — Foto: Reprodução
Lula e ministros durante encontro com o senador Bernie Sanders — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
A conversa de Lula e Biden deve tratar de temas como defesa da democracia, ações contra o aquecimento global, combate à desigualdade racial e incremento do comércio entre Brasil e Estados Unidos.
O encontro também marca uma reaproximação entre os dois países, já que o presidente anterior, Jair Bolsonaro, não tinha diálogo com Biden.
Lula e Biden deverão dar uma declaração à imprensa após o encontro na Casa Branca. Janja deverá ter uma conversa com a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden.
Lula e Biden se reúnem no Salão Oval da Casa Branca — Foto: Jonathan Ernst/Reuters
Mais cedo, Lula esteve com parlamentares do Congresso norte-americano, entre os quais, o senador Bernie Sanders, que nas últimas eleições concorreu nas primárias do partido Democrata.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/02/10/lula-chega-a-casa-branca-para-reuniao-com-biden.ghtml