Torcedor diz não à guerra na Ucrânia durante o jogo entre Rayo Vallecano x Real Madrid — Foto: GABRIEL BOUYS / AFP
Sindicato internacional de jogadores apoia as seleções e times que se recusam a enfrentar os russos em competições internacionais
Por Redação do ge — Zurique
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, cinco dias após a invasão da Ucrânia por forças militares russas, o sindicato internacional de jogadores de futebol (FifPro) pediu a imediata suspensão da Federação de Futebol da Rússia. A Fifa deve seguir este caminho e proibir a Rússia de seguir disputando as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - a seleção está na repescagem europeia.
A nota da FifPro criticou a decisão da véspera da Fifa, que impôs na opinião do sindicato "as sanções mais brandas possíveis" como resposta à agressão armada. No domingo, a Fifa havia decidido que a Rússia teria de jogar suas partidas internacionais em campo neutro, sem execução do hino nacional e uso da bandeira do país, mas manteve, até segunda ordem, a partida prevista para o dia 24 de março contra a Polônia, pela repescagem europeia para a Copa do Mundo do Catar.
"FifPro apoia todos os jogadores e organizações de futebol em todo o mundo que escolherem não enfrentar equipes russas neste angustiante momento. Nossos representantes na Polônia, Suécia e República Tcheca estão em contato direto com jogadores, cuja posição de não jogar, não importa onde, se mantém firme. Muitos outro jogadores e sindicatos em todo o mundo expressão esse apoio. Nós pedimos a suspensão da Federação de Futebol da Rússia com efeito imediato até que a paz, segurança e as leis sejam restauradas", diz um trecho do comunicado.
Logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a Federação de Futebol da Polônia declarou que não iria enfrentar a Rússia pela repescagem, mesmo em campo neutro, posição seguida por alguns dos principais jogadores da seleção, como o atacante Robert Lewandowski, atual melhor jogador do mundo pela Fifa. A Suécia e a República Tcheca, que estão no mesmo grupo da repescagem e poderiam vir a ser adversários da Rússia em uma eventual disputa pela vaga na Copa, também se negaram a jogar contra a seleção do país.
Outras seleções, como da Inglaterra e dos EUA, também declararam oficialmente que se recusam a enfrentar a Rússia em qualquer competição, enquanto o conflito não for resolvido.
https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2022/02/28/fifpro-pede-suspensao-da-federacao-de-futebol-da-russia-apos-invasao-a-ucrania.ghtml