Policiais militares foram deslocados para controlar situação no Compaj.
Do G1 AM
Nove detentas fizeram um motim em duas celas, no fim da tarde desta terça-feira (12), na ala feminina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista. A situação foi controlada por policiais militares (PMs).
De acordo com o comandante do Batalhão de Choque, major Antônio Brandão, a confusão ocorreu em celas chamadas "de castigo", onde ficam presas que sofrem algum tipo de punição por problemas de comportamento.
Uma das internas, que estava na cela há 15 dias e deveria deixar a área nesta terça, teria agarrado uma agente penitenciária pelo pescoço, segundo a funcionária. Devido ao ato, ela teria sido punida com mais dez dias no local. As presas afirmaram, no entanto, que a agente estava mentindo e iniciaram a confusão para chamar a atenção de autoridades da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), segundo o PM. O comandante do Batalhão de Choque contou ainda ao G1 que a detenta alegou que não agiu com violência, apenas segurou o braço da agente.
Ao todo, 16 homens da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), 22 do Batalhão de Choque e quatro da Cavalaria foram deslocados para controlar o motim.
Em nota, a Sejus confirmou o fato, destacando que a briga foi controlada e as presas não chegaram a fazer rebelião.