Duas clinicas de estética em Teresina são interditadas após fiscalização: 'produtos vencidos e seringas reutilizadas', diz Vigilância Sanitária

A maioria dos estabelecimentos fiscalizados foram autuados, e os produtos irregulares apreendidos e os responsáveis notificados.

Duas clinicas de estética em Teresina são interditadas após fiscalização; 'produtos vencidos e seringas reutilizadas', diz vigilância sanitária — Foto: Reprodução

Por Lívia Ferreira, g1 PI - 03/07/2025 

Entre as irregularidades encontradas pelos órgãos de vigilância sanitária federal, estadual e municipal durante a fiscalização, estão medicamentos manipulados irregulares e não conformidade com as salas de esterilização.

Duas clinicas de estética em Teresina foram interditadas durante operação de fiscalização da Vigilância Sanitária na terça (1º) e quarta-feira (2). Conforme a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesa-pi), foram vistoriadas 19 clinicas e uma distribuidora nas zonas Leste e Sul da capital. 

A ação foi realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) e a Gerência de Vigilância Sanitária Municipal (Gevisa). Dentre as principais irregularidades encontradas estão:

• uso de produtos vencidos;

• produtos e equipamentos utilizados sem registro na Anvisa;

• reutilização de produtos estéreis de uso único, como seringas;

• ⁠medicamentos armazenados em geladeira junto com bebidas alcoólicas;

• ⁠descarte inadequado de resíduos infectantes;

• problemas com reprocessamento de produtos e equipamentos utilizados em procedimentos invasivos.

A diretora da Divisa, Tatiana Chaves, explicou a importância das pessoas procurarem clínicas licenciadas, profissionais habilitados, e saberem os produtos que serão injetados no corpo.

"É importante orientar toda a população dos riscos que estão submetidos nesses proce-dimentos estéticos como processos alérgicos, intoxicação, deformações e infecções. Em casos mais graves, podendo causar até a morte", explicou.

Conforme o fiscal federal da Anvisa, Sidarta Figueredo, o cenário encontrado nessas clinicas em Teresina foram "medicamentos manipulados irregulares e medicamentos que eram pra serem de uso único, estéril, que foram utilizados mais de uma vez nas seringas", afirmou.

A maioria dos estabelecimentos fiscalizados foram autuados e receberam prazos para regularização, conforme as normas sanitárias vigentes. Os produtos irregulares foram apreendidos e os responsáveis notificados.

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/07/03/duas-clinicas-de-estetica-em-teresina-sao-interditadas-apos-fiscalizacao-produtos-vencidos-e-seringas-reutilizadas-diz-vigilancia-sanitaria.ghtml