Por g1 CE - 02/12/2024
Romeu Aldigueri é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará — Foto: Davi Rocha/SVM
O deputado estadual do PDT vai substituir o atual presidente Evandro Leitão (PT), que vai assumir a Prefeitura de Fortaleza a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
Candidato apoiado pelo governador Elmano de Freitas (PT), o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) foi eleito na manhã desta segunda-feira (2) o novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) pelos próximos dois anos. Ele vai substituir o atual presidente Evandro Leitão (PT), que vai assumir a Prefeitura de Fortaleza a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
A chapa de Aldigueri recebeu o voto de 44 dos 46 deputados estaduais cearenses. O deputado Carmelo Neto (PL) não compareceu à sessão, e, portanto, não votou. Dos presentes, o único voto contrário foi do deputado Pastor Alcides (PL), pai do deputado federal André Fernandes (PL), que concorreu ao cargo de prefeito de Fortaleza com Leitão.
Na mesma votação foram eleitos os outros deputados que vão compor a Mesa Diretora da Alece, ao lado de Aldigueri. Ao todo, cinco partidos vão compor a Mesa, que é responsável por organizar os trabalhos legislativos e administrar a Assembleia: PDT, PT, MDB, União e Progressistas.
Confira a composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026:
Presidente: Romeu Aldigueri (PDT)
1º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
2ª vice-presidente: Larissa Gaspar (PT)
1º secretário: De Assis Diniz (PT)
2º secretário: Jeová Mota (PDT)
3º secretário: Felipe Mota (União)
4º secretário: João Jaime (Progressistas)
A candidatura de Aldigueri para a presidência da Assembleia Legislativa foi de chapa única - nenhum outro deputado disputou o cargo com ele.
Perfil do novo presidente
Romeu Aldigueri é eleito presidente da Alece
Natural de Fortaleza, Romeu Aldigueri tem 54 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). De 1999 a 2002, ele foi superintendente do Ibama no Ceará, e de 2003 a 2006 chefiou a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Em 2012, foi eleito prefeito do município de Granja, e em 2018 foi eleito deputado estadual do Ceará, cargo pelo qual foi reeleito em 2022. Ele era líder do governo na Assembleia, e faz parte da ala do PDT ligada ao senador Cid Gomes (PSB).
O nome do novo presidente foi costurado em um acordo envolvendo o governador Elmano de Freitas, o senador Cid Gomes e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Ele também teve apoio do atual presidente da Casa, Evandro Leitão.
Antes do acordo, porém, o processo para a escolha do novo presidente da Assembleia chegou a estremecer a aliança de Cid com Elmano. Isso porque, até então, o nome apoiado pelo governador era o do deputado estadual Fernando Santana (PT), candidato derrotado à prefeitura de Juazeiro do Norte nas eleições deste ano.
Cid, no entanto, se opôs à escolha, e no dia 15 de novembro chegou a anunciar o rompimento com o governo estadual. O movimento levou Fernando Santana a retirar seu nome da disputa no dia 22. No dia 23 de novembro, Elmano então anunciou o nome de Romeu Aldigueri como o novo candidato da base governista à presidência da Assembleia.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2024/12/02/romeu-aldigueri-e-eleito-novo-presidente-da-assembleia-legislativa-do-ceara.ghtml