Incêndio na fábrica de colchões Ortobom, em Olinda — Foto: Reprodução/WhatsApp
Chamas, que começaram de madrugada, foram controladas por volta das 7h30. Corpo de Bombeiros enviou 10 viaturas ao local.
Por Luna Markman, TV Globo - 15/11/2024
Major explica operação do Corpo de Bombeiros para controlar incêndio em fábrica de colchões
Um incêndio atingiu a fábrica de colchões da Ortobom, no bairro de Peixinhos, em Olinda, na ma-drugada desta sexta-feira (15). Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 4h25 para combater as chamas. O fogo começou em uma área com madeira espuma e foi controlado por volta das 7h30, sem deixar vítimas.
Em entrevista à TV Globo, o major Aloísio Santos, que estava supervisionando a ocorrência, ex-plicou que o fogo havia sido controlado, mas não tinha sido completamente apagado. Por conta da grande quantidade de material inflamável que poderia servir de combustível, os bombeiros traba-lharam para concentrar as chamas em uma área restrita.
"A fábrica tem em torno de 12 mil metros quadrados, a gente estima que a área de incêndio ficou em torno de 5 mil metros. O local onde se iniciou o incêndio é na própria fábrica, onde tem processo produtivo e onde ocorre a cura da matéria prima utilizada na fabricação dos colchões", explicou o major.
Segundo o corpo de bombeiros, foram enviadas, inicialmente três viaturas ao local. No entanto, por conta do volume das chamas, outros veículos foram sendo encaminhados até chegar ao total de 10 carros no combate ao incêndio.
"Nós conseguimos montar três linhas de combate a incêndio para evitar que o fogo se propagasse, deixando o fogo confinado no centro da edificação. [...] Eles tinham uma tancagem onde eles armazenam uma substância chamada TDI, que reage com água e é bastante volátil e inflamável. Nossa preocupação foi evitar que o fogo chegasse nesse local", disse.
Ainda de acordo com os bombeiros, cerca de 30 profissionais atuaram no combate e pelo menos 100 mil litros de água foram utilizados para controlar as chamas, até a manhã.
Em nota enviada ao g1, a empresa Ortobom confirmou que ninguém ficou ferido e que as causas do incêndio estão sendo apuradas. "O abastecimento de produtos da região continua normal através das demais fábricas do grupo", afirma a empresa.
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/11/15/incendio-de-grandes-proporcoes-atinge-5-mil-m-de-fabrica-de-colchoes-em-olinda.ghtml