Imagem aproximada mostra gravidade do ferimento no animal — Foto: Divulgação/Sea Sheperd
Por Redação, do Um Só Planeta - 18/10/2024
Baleia, batizada de Sweet Girl por entidades de conservação, não resistiu aos graves ferimentos provocados por colisão em alta velocidade
Imagens divulgadas essa semana pela ONG de conservação marinha Sea Sheperd mostram uma jovem baleia jubarte depois que sua mandíbula foi dilacerada em uma colisão frontal com uma balsa. A baleia fêmea, que é monitorada por grupos locais e foi batizada de Sweet Girl (Garota Doce), estava nadando perto de um porto no Taiti, na Polinésia Francesa, quando um barco que navegava a seis vezes a velocidade permitida, de acordo com a ONG, bateu no animal.
As imagens, feitas por mergulhadores conservacionistas, mostram a parte superior da boca do animal cortada e sangue escorrendo dos ferimentos. A doutora Agnès Benet, fundadora do grupo de conservação marinha Mata Tohora, disse ao Daily Mail que foi chamada para cuidar do animal, mas a baleia morreu logo após a sua chegada. "Ela se afogou devido aos impactos e fraturas, principalmente no osso nasal", disse Tohora.
Os dois grupos de conservação da vida selvagem apresentaram uma queixa ao governo local, solicitando uma investigação criminal. "Faremos todo o possível para identificar e condenar os criminosos que fizeram isso. Também estamos lançando um apelo para testemunhas", disseram as organizações.
https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2024/10/18/baleia-jubarte-morre-ao-ser-atropelada-por-barco-no-taiti.ghtml