Modelos Glelany Cavalcante e Milla Vieira — Foto: Reprodução Instagram
Brasileira sofreu xenofobia ao representar a Itália no Miss Universo — Foto: @emilianobengasicouturier
Miss São Paulo, Milla Vieira foi alvo de ataques racistas após ganhar concurso — Foto: @missuniversesaopaulo
Por O Globo — Rio de Janeiro - 19/09/2024
Miss Universo Itália, Glelany Cavalcante e Milla Vieira, eleita Miss Universe São Paulo, sofreram preconceito na web
Glelany Cavalcante é o exemplo mais recente de modelo atacada nas redes sociais. Selecionada para representar a Itália no Miss Universo 2024, ela sofreu xenofobia e se junta a Milla Vieira, eleita Miss Universe São Paulo, que foi alvo de racismo em comentários nas redes sociais após a divulgação do resultado do concurso de beleza.
Nascida em Feira de Santana–BA, Glelany sofreu com xenofobia após o anúncio de sua vitória. No Instagram, a modelo não comentou a polêmica, mas agradeceu o apoio recebido durante o concurso: "O último dia de um lindo percurso, uma experiência de vida única. Obrigada a todos pelo apoio e carinho."
Milla foi eleita a Miss Universe São Paulo, a quinta mulher negra do concurso, cujo resultado gerou comentários racistas de alguns usuários à vitória dela. Em nota, a modelo repudiou os ataques.
"Por que tanto incômodo? Por que tanto ódio? Internet não é terra sem leis, e os responsáveis serão, sim, penalizados. Aqui a 'cultura do hate' não se perpetuará. Obrigada a todos que estão me apoiando", agradeceu.
Vale lembrar que em 2011 a angolana Leila Lopes recebeu ofensas racistas após vencer o concurso de Miss Universo realizado em São Paulo. Internautas compararam a ganhadora do título de mais bela do mundo a uma "macaca". A brasileira Priscila Machado, que ficou em terceiro lugar, também sofreu insultos, sendo chamada de "crocodilo".
https://oglobo.globo.com/ela/noticia/2024/09/19/de-xenofobia-a-racismo-modelos-sao-alvos-de-ataques-em-concurso-de-beleza.ghtml